Arquivo

Mulheres. Elas são 51% da população. Mas só 8% dos integrantes da Câmara dos Deputados

As cotas reservadas às mulheres, invariavelmente, não conseguem ser preenchidas pelos partidos políticos, quando se trata de compor uma nominata de candidatos aos pleitos proporcionais. Não é raro, inclusive, que esposas, filhas e até mais de dirigentes sejam colocadas nas listagens, tão somente para cumprir a lei.

É lamentável, mas ainda demorará algum tempo, imagino, para que as mulheres possam ocupar o espaço que é seu, de direito. Inclusive porque são mais da metade da população. E, no entanto, não têm representação sequer similar a essa importância numérica, nas diversas casas legislativas.

No pleito recém encerrado, por exemplo, as mulheres na Câmara dos Deputados serão pouco mais de 40, para um total de 513 parlamentares, conforme dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, e que constam de notícia publicada hoje pelo jornal A Razão, e que passo a reproduzir:

”Mulheres ocuparão 8%
das vagas da Câmara


Pelos próximos quatro anos, a representação feminina no Congresso Nacional continuará longe da proporção de mulheres no país – 51% da população. Das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, apenas 8% serão ocupadas por mulheres a partir de 2007, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse índice equivale a 42 parlamentares.

No Senado, o desequilíbrio é um pouco menor. Entre 81 senadores, 15% serão senadoras, ou seja, 12 mulheres, três a mais do que na legislatura atual. O aumento ocorreu apesar de seis unidades da federação sequer terem candidatas ao Senado nas últimas eleições.

A diferença começa ainda nas candidaturas. A proporção de homens que concorreram à Câmara dos Deputados nas eleições do último domingo, em relação às mulheres, é significativamente maior em todos os estados. No Rio Grande do Sul, dos 286 candidatos, 31 eram mulheres. Dos 31 deputados federais que se elegeram, somente 3 são mulheres. No entanto, a…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo