Da Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo
Menos de 48 horas depois da apresentação à comunidade, na noite de quinta-feira, 17, e o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo já via acontecer a primeira cirurgia robótica da cidade.
O procedimento histórico foi realizado, uma cirurgia urológica, foi realizado no sábado, 19, pelo cirurgião Fabricio Lemos, com a participação igualmente do cirurgião Renan Cabral. Também houve o acompanhamento dos médicos Cristiano Abaid (coordenador do Programa de Cirurgia Robótica) e Luiz Gustavo Thomé (Diretor Técnico da instituição).
Com completo êxito, a cirurgia teve a atenção de uma grande equipe de profissionais altamente treinados e que faz com que não haja nenhuma dúvida acerca do acerto do investimento feito pelo Complexo. E que, a partir de agora, entra no curso normal de realização desse tipo de procedimento, através do robô Da Vinci Xi, de última geração.
Abaixo você tem um video curto da cirurgia:
É um ganho para o hospital e para a cidade. Em tempo. PETCT é caro (tinha calculado uns 8 milhões de dolares num comentario antigo). Depende de um monte de licenças (Comissão Nacional de Energia Nuclear, se não me engano, o contraste é radioativo). Também há que ser considerado uma parcela de exames por via judicial (não sei como fica a remuneração). E, para esclarecer, exame pode ser feito em POA e Passo Fundo. Pelotas estava se movimentando, se o informe se confirmar, para oferecer também.