A chegada da Primavera, o El Niño e a nossa relação com a Natureza – por João Luiz Vargas
A estação das flores e as questões do clima. Sim, nós temos responsabilidade
Todos nós sabemos que com a chegada da primavera a natureza desabrocha, com flores e perfumes. Perfume este que faz com que o ar se torne mais agradável, faz com que os nossos corações pulsem mais fortes com lembranças da juventude.
E acima de tudo, no ambiente primaveril, os pássaros parecem que são mais pássaros que em outras épocas do ano, as flores ficam mais lindas, as margaridas ficam mais brancas, as rosas ficam mais rosas e os beija-flores fazem com seu voar tão rápido a coleta de sabores, buscando em cada flor a perspectiva de vida.
Este ano, a primavera está sendo invadida pelas águas do El Niño, tantos irmãos nossos em tantas cidades que foram totalmente destruídas, passam por situações talvez nunca imaginadas antes por todos nós. Por isso, primavera afasta do território gaúcho as águas do El Niño, águas interrompidas pelas barragens, águas que são crescidas a cada chuva.
As águas de setembro sempre tiveram um reflexo muito positivo. Dia 29 deste mês, dia de São Miguel, está sendo diferente, São Miguel iniciou no dia primeiro e tomara que esteja satisfeito com as águas colocadas sobre a terra até este meio do mês de setembro.
Por isso, nos resta muito pouco perfume das flores, os amarelos dos ipês caem rapidamente pela intensidade dos pingos das águas e danificam não só as flores.
São crises climáticas que surgem pela mão pecaminosa de nós seres humanos. Não cuidamos do nosso lixo, invadimos as próprias águas e florestas se achando donos de tudo e não respeitando a mãe natureza. Não é apenas o El Niño, não é só ele que traz a invasão das águas em lugares que antes elas não invadiam, é pela própria ação negativa dos seres humanos.
Façamos como as florestas, que elas próprias procuram eliminar o lixo. Os galhos e as folhas caem e a própria natureza, com muita sabedoria, transforma em compostagem ao longo das matas.
Estou colocando um sentimento pessoal, talvez um pouco romântico, pois acredito na natureza. Ela é nossa irmã, as árvores são nossas irmãs, nós somos todos filhos de Deus. Que possamos nos comportar em um sistema ecologicamente perfeito. Nós que somos imperfeitos, não damos a mínima contribuição que seja para retribuir tudo que a natureza nos proporciona.
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve habitualmente no site às sextas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.