Por Maiquel Rosauro
A Maratona de Santa Maria, realizada no domingo (24), deu tão certo que a corrida agora é outra: garantir quem será o vereador a colocar a atividade no Calendário Oficial de Eventos. No mesmo dia, às 17h50min, Alexandre Vargas (Republicanos) protocolou um projeto nesse sentido. Às 21h15min, foi a vez de Givago Ribeiro (PSDB). Quem será o pai da criança?
Muitas matérias
A sessão desta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, tem em sua pauta diversas matérias para votação. Destaque para o Projeto de Lei Complementar 1005/2022, de Tubias Callil (MDB), que altera o Código de Posturas do Município. A proposta obriga concessionárias ou permissionárias de energia elétrica a realizar o alinhamento e a retirada de fios inutilizados em postes.
O assunto foi tema de uma reunião pública, em abril, e de uma audiência pública, em junho. Em ambos os encontros ficou evidente que a falta de regramento impede o Poder Público de agir para a retirada dos cabos.
A iniciativa de Tubias, que está em tramitação desde dezembro do ano passado, recebeu 14 emendas, que serão votadas junto com o texto original na tarde desta terça.
O projeto determina que as empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos sejam notificadas para que regularizem seus cabos. A iniciativa prevê multa de 350 Unidades Financeiras Municipais (UFMs) em caso de descumprimento (pela cotação atual o valor é de R$ 1.523,41).
Balonismo
Também está na pauta de votação desta terça o PL 9633/2023, de autoria de Tubias, que inclui no Calendário Oficial do Município o Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria. Segundo a proposta, o evento ocorrerá, preferencialmente, em maio.
Cristãos e nascituros
A vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) terá dois projetos para votação nesta terça. Um deles é o PL 9649/2023, que inclui no Calendário Oficial o Dia Municipal do Cristão, a ser celebrado na última semana de dezembro.
O outro é o PL 9646/2023, que institui no Calendário Oficial o Dia Municipal do Nascituro, que será comemorado em 8 de outubro. A data foi instituída pela Igreja Católica no Brasil durante a Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2005.
Abelhas
O Código de Posturas determina que é proibido criar abelhas nos locais de maior concentração urbana. Nesta terça, estará em votação o Projeto de Lei Complementar 6/2023, de João Ricardo Vargas (PP), que abre uma exceção, permitindo criar “abelhas-sem-ferrão” nos locais de maior concentração urbana.
“A proposta visa facilitar a meliponicultura urbana em nossa cidade. Meliponicultura é a criação de abelhas meliponíneas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão, que são abelhas não agressivas e incapazes de ferroar. São abelhas nativas brasileiras e são diferentes das abelhas criadas na apicultura as quais possuem ferrão funcional e podem ser muito defensivas”, justifica Vargas.
Xarope
“Tony Oliveira é xarope Gabirú!”. É o que diz publicação feita na fanpage oficial do vereador do Podemos. No vídeo, aparentemente gravado no seu gabinete , Tony faz uma propaganda para um xarope.
No mais, mais do mesmo. Como diria Nelson Rodrigues ‘Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade’.
Sem prognostico de resultado ou julgamento de merito, fios nos postes é questão de concessão estadual. Instalações são coisa da ABNT, competencia federal. Ou seja, é possivel questionar no judiciario. Deixando a questão estetica (e de segurança em alguns casos) há problemas piores que ninguem se preocupa no Casarão, buracos nas ruas é uma delas.
Maratona é nicho, coisa de bolha. Tem muito mais cobertura jornalistica do que interesse da população. Alas, vida não esta facil para a midia, aparentemente não estão preocupados porque não se ajudam. Pautam coisas de nichos como se fossem de interesse geral.