CIDADE. Estratégia para a Calourada 2023 dá um prêmio estadual a Comunicação da Prefeitura de SM
Importante láurea da Associação Riograndense de Imprensa vem para a cidade
Por Lenon de Paula / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), foi premiada, na manhã desta terça-feira (5), pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em Porto Alegre. A Secom foi a grande vencedora na categoria Gestão de Comunicação Pública, conquistando o troféu de 1º lugar no 3º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa. A solenidade de premiação ocorreu no Salão Nobre da ARI, na Capital.
“Para nós, foi muito significativo receber a indicação ao 3º Prêmio da ARI, porque nós éramos a única Prefeitura, a única Secretaria de Comunicação, e também a única representando o interior do Estado. Ficamos muito felizes, porque é o trabalho de uma equipe, e que comprova, sim, que é possível fazer comunicação pública de qualidade pensando nas pessoas e em como se conectar com elas”, pontua o secretário de Comunicação de Santa Maria, Ramiro Guimarães.
O projeto Da polêmica ao sucesso: a comunicação como estratégia de construção da nova proposta da Calourada em Santa Maria foi o “case” premiado. A proposta tratou da comunicação criativa do megaevento de recepção aos calouros, a Calourada 2023, comunicada de forma leve, divertida e atrativa para o público jovem, reunindo “memes”, bom humor e muita informação, principalmente nas redes sociais da Prefeitura.
O desafio principal da campanha foi ajudar no convencimento de que a Gare da Viação Férrea seria o local ideal para receber a festa, que, antes, ocorria em todo o começo de semestre letivo das universidades de Santa Maria, principalmente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Praça Saturnino de Brito, no centro da cidade – que, por sua vez, não apresentava estrutura adequada para o evento e resultava em problemas de sossego público e de segurança. O resultado foi que a Calourada, em seu novo formato e local, com shows musicais de artistas locais e nacionais, infraestrutura e segurança adequadas, recebeu cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de festa no primeiro semestre deste ano e mais de 40 mil pelos mesmos quatro dias neste segundo semestre, na Calourada de Inverno.
“Vencer no Prêmio Gestão Pública comprova que aquilo que a gente acredita, a forma de fazer comunicação, atentando à responsabilidade que se tem como órgão institucional, mas pensando em novas linguagens, novas abordagens, novas formas de se conectar com o público e de realmente fazer a mensagem chegar até as pessoas e provocar a mudança necessária, isso se confirma e ganha força quando a gente recebe um prêmio desse tamanho, de uma instituição tão relevante quanto a ARI”, considera Ramiro.
Na categoria Gestão Pública, a Secom foi finalista concorrendo com projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) e da agência Critério – Resultado em Opinião Pública.
Inovação para bem comunicar
Em novembro de 2022, o case Entre seringas e memes: como despertar o interesse da população santa-mariense para as ações de vacinação contra a Covid-19 foi premiado com o 2º lugar na categoria Comunicação Social do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em dezembro de 2021, esta campanha foi tema de um painel no 1º Seminário de Comunicação da Famurs, que teve como tema “A inovação como ferramenta de desenvolvimento para o município”.
A equipe da Secom da Prefeitura Municipal de Santa Maria, que atua na assessoria de comunicação/imprensa do Executivo Municipal, desempenha a função desde o primeiro mandato desta gestão, com início em janeiro de 2017. Atualmente, conta com uma equipe de 22 profissionais com formação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Desenho Industrial.
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