CIDADE. População vai escolher neste domingo, dia 1ª, no voto, 15 Conselheiros Tutelares de Santa Maria
Eleitos serão designados para os conselhos das regiões Centro, Leste e Oeste
Por Diniana Rubin (com arte de Camillo Licinio) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), informa que a eleição para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares ocorre neste domingo, 1º de outubro, dia da eleição em todo território brasileiro. Todas as pessoas aptas a votar podem exercer a cidadania e participar do pleito, das 8h às 17h. A votação será realizada somente em sete locais indicados no site da Prefeitura. São 23 candidatos que concorrem a 15 vagas para atendimento nos três Conselhos Tutelares localizados nas regiões Centro, Leste e Oeste de Santa Maria (abaixo, lista dos candidatos e dos locais de votação).
Os candidatos podem fazer a campanha eleitoral até as 23h59min desta quinta-feira (28). O processo seletivo dos candidatos às eleições está em andamento desde 1º de abril deste ano, quando o edital foi lançado. Houve várias etapas pelas quais os inscritos já passaram, e agora, o processo está na fase final em que os candidatos aprovados podem fazer a campanha nos bairros e comunidades, para que a população santa-mariense faça sua escolha, observando as regras previstas no edital da campanha.
A eleição de domingo tem uma estrutura como qualquer outro pleito eleitoral, mas não é obrigatória. Poderão votar no dia 1º de outubro todos os cidadãos com 16 anos ou mais e que estejam com a situação eleitoral regular. Serão eleitos, ao todo, 15 conselheiros tutelares. Os demais ficarão como suplentes.
Os cidadãos devem estar atentos às campanhas, ao perfil de cada candidato e chamar a população para que compareça às urnas. Excepcionalmente nas eleições para Conselheiro Tutelar, a votação não é obrigatória e ocorre somente em sete locais distribuídos por região e suas abrangências indicados no site da Prefeitura, que são nas seguintes instituições de ensino:
*Eleitores que normalmente votam em locais que ficam na Região Sul do Município, a votação para Conselheiro Tutelar se concentrará nas escolas:
– EMEF Caic Luizinho de Grande, na Rua Olga Parcianello Lorenzi, 262-314, Bairro Lorenzi
– EMEF São Carlos, na Rua Agostinho Scolari, nº 546, Bairro Urlândia
*Eleitores que votam para cargos eletivos na política em locais que ficam na Região Norte, a votação será:
– EMEF Chácara das Flores, na Rua La Paz, s/nº, Bairro Chácara das Flores
*Eleitores que normalmente votam em locais que ficam na Região Oeste, a votação será nas escolas:
– Escola Estadual Augusto Ruschi, na Rua Dr. Paulo da Silva e Souza, s/nº, Bairro Juscelino Kubitschek
– CIEP Paulo Lauda, Avenida Paulo Lauda, 851, Bairro Tancredo Neves
*Eleitores que normalmente votam em locais que ficam na Região Leste, a votação será:
– EMEF Livia Menna Barreto, na Rua Ernesto Pereira, s/nº, Bairro Camobi
*Eleitores que votam em locais que ficam no Centro, a votação se concentrará na escola:
– Escola Estadual Manoel Ribas (Colégio Maneco), Rua José do Patrocínio, nº 85, Bairro Centro.
O que é necessário para votar?
Mesmo que o título de eleitor seja opcional, é necessário apresentar documento de identificação com foto no local de votação. São aceitos como documentos de identificação:
– Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública de qualquer estado (UF), ou por Comando Militar, por ex-Ministério Militar, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Militar, ou por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei (OAB, CRM, CRBio, CREA etc);
– Carteira funcional expedida por órgão público, desde que reconhecida por Lei Federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expedida pelo Detran, ainda que vencida;
– Passaporte Brasileiro emitido pela Polícia Federal ou pelo Ministério das Relações Exteriores;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Confira, a seguir, o nome de cada candidato e o número correspondente que constarão na urna eletrônica, no dia 1º de outubro.
Alcidiney Josende – 127
Ana Britto – 159
Bianca de Maio – 160
Claudete Moreira – 194
Cristiane Tatsch – 126
Daniel Carvalho – 173
Evelize Sousa – 113
Fabiane Taschetto – 129
Giovana Rossi – 195
Juliano Cardoso – 146
Kati Rodrigues – 155
Lauro Pasinato – 107
Leila Cordeiro – 138
Luciane Squarcieri – 181
M. Solange M. Ribeiro – 137
Maria Gorette Brandão – 119
Michele Lovato – 110
Nara Freitas Deprá – 102
Pedro Tasca – 145
Rosecleia Porto – 131
Salete Rubert – 168
Tatielen Moura – 143
Thielle Goldani – 191
Os 15 conselheiros eleitos através do voto popular serão designados para atender em um dos três Conselhos Tutelares de Santa Maria, que ficam nos seguintes locais:
Conselho Tutelar Centro
Endereço: Rua Pinheiro Machado, 2701
Bairro Centro
Conselho Tutelar Leste
Endereço: Rua Valentim Farias de Lima, 260
Bairro Camobi
Conselho Tutelar Oeste
Endereço: Rua Boa Vista, 191
Bairro Parque Pinheiro Machado
O QUE FAZ UM CONSELHEIRO TUTELAR:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o conselheiro tutelar tem como papel atender crianças e adolescentes diante da ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; e em razão da conduta da criança ou adolescente. Também podem auxiliar pais e responsáveis em várias situações como no encaminhamento, por exemplo, a programas de proteção à família, a tratamento psicológico ou psiquiátrico e cursos de orientação.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
População não, meia duzia de gatos pingados. Como sempre. Alas, obvio, o voto para conselheiro tutelar é distrital. Aquele que ‘é dificil de implementar’.