DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. PPP para a iluminação pública, enchente no Verde e a AL no apoio para as vítimas

Benefícios tributários com adesão ao IPTU Verde de SM podem chegar a 20%

Por Paulo André Dutra

Kits de limpeza e higiene, roupas e utensílios de cozinha arrecadados na Assembleia foram destinados ao Posto da Defesa Civil, situado no Cais do Porto ( Christiano Ercolani/Divulgação)

* R$ 20 milhões do orçamento da Assembleia Legislativa serão destinados ao enfrentamento dos prejuízos causados pelo ciclone extratropical.

* O projeto foi aprovado na sessão desta terça-feira. Os recursos são oriundos do Fundo de Reaparelhamento Assembleia Legislativa (FRAL) e serão transferidos ao Tesouro do Estado.

* “Debater e avançar no tema do clima e da natureza é mais do que urgente. Precisamos entender de uma vez por todas que essa agenda é uma prioridade ou passaremos grande parte do nosso tempo correndo atrás do prejuízo e chorando a perda de vidas”, apelou o deputado Valdeci Oliveira ao final da votação.

* Além disso, 400 kits de higiene, limpeza e roupas foram encaminhados pela Assembleia Legislativa à Defesa Civil Estadual para apoiar os atingidos pelas enchentes.

Para o Rio Vacacaí chegar na ponte da BR-392 no Passo do Verde, que liga os municípios de Santa Maria e São Sepé, somente se atingir o nível de 11 metros (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Os materiais foram doados por servidores, deputados e deputadas, moradores da região do Centro Histórico e empresas.

* O nível do rio Vacacaí no Passo do Verde está seis metros acima do nível normal, informa a Defesa Civil. Residências próximas já foram atingidas.

* Na vistoria realizada na manhã desta terça-feira (12) pelo superintendente Adão Lemos, ficou constatada a diminuição das águas em relação ao domingo. Porém, com o retorno da chuva, mantêm-se a atenção ao balneário.

Apresentação da parceria público-privada da iluminação pública em audiência Legislativo Municipal (Foto Reprodução TV Câmara)

* Uma audiência pública nesta segunda-feira (11) voltou a debater a parceria público-privada para a iluminação pública. Em junho, um encontro também na Câmara discutiu o projeto de lei que acabou aprovado no Legislativo no mês seguinte.

* A PPP terá duração de 24 anos, pelo menos seis gestões municipais. Serão aproximadamente 28 mil pontos de luz substituídos por lâmpadas de Led, mais a ampliação de 1.293 pontos para atender a demanda defasada e a adição de 363 luminárias anualmente.

* Assim que assinada, a concessionária vencedora do processo licitatório terá dois meses para começar e 12 para finalizar a modernização dos 28 mil pontos de luz por lâmpadas de Led, sob o risco de não receber o pagamento.

* É um assunto de grande importância para a comunidade. Pena que galerias e plenário estiveram quase vazios. A transmissão da TV Câmara (veja abaixo, no video) até o início da noite desta terça contava 127 visualizações.

* Dos vereadores, participaram Givago Ribeiro (PSDB), Delegado Getúlio (Republicanos), Alexandre Vargas (Republicanos) e Manoel Badke (UB). Todos da base do governo.

* Termina no dia 30 de setembro o prazo para solicitar benefícios tributários do programa IPTU Verde, informa a Secretaria de Meio Ambiente.

* Podem requerer os proprietários de imóveis (residenciais, terrenos e comerciais) que adotem medidas voltadas à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

* A solicitação é feita no site da Prefeitura, onde são anexados os documentos do contribuinte e a comprovação da utilização da tecnologia, explica o secretário adjunto do Meio Ambiente, Luiz Felipe Weber.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo