Por Maiquel Rosauro
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou sua reunião ordinária, na terça-feira (3). Entre os temas tratados, destaque para a futura forma de acesso ao Poder Legislativo.
O presidente da Casa, Givago Ribeiro (PSDB), anunciou que está finalizado o termo de referência e, na sequência, será encaminhada a licitação do controle de acesso às dependências do Legislativo. O procedimento prevê a instalação de catracas no hall e fornecimento de crachás para ingresso e saída do prédio da Câmara.
“O sistema é uma inovação. O acesso não vai se tornar restritivo; ele apenas é uma forma de controle para que possamos monitorar, melhor, a questão da segurança aqui na Câmara”, afirma Givago.
Também participaram da reunião os vereadores Manoel Badke – Maneco (UB), Pablo Pacheco (PP) e Tony Oliveira (Podemos), além do chefe de gabinete da Presidência, Pablo Ritzel; o secretário de gestão, Alexandre Pahim; o procurador jurídico, Lucas Saccol Meyne e o secretário legislativo, Eduardo Schlottfeldt.
Animais
Na sessão de terça, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Substitutivo 24/2023 ao Projeto de Lei Complementar 3/2023, de autoria de comissão especial, que permite o transporte de animais em veículos coletivos e proíbe animais de grande porte ou em más condições de higiene e segurança.
A matéria surgiu a partir de um projeto do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos), que busca implementar políticas públicas eficazes na garantia dos direitos animais e como primeiro passo a permitir o transporte de animais domésticos em transporte coletivo urbano.
Cristãos
A vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) tirou de pauta, na terça, a votação do PL 9649/2023, que inclui no Calendário Oficial o Dia Municipal do Cristão (a ser celebrado na última semana de dezembro).
Bolsonaro
No dia 18 de outubro, às 18h, no Itaimbé Palace Hotel, o ex-deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) lançará o livro “Do baixo clero ao Planalto – a história de uma vitória contra o sistema”. A obra, como você pode ver abaixo no post de Maneco, faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.