Por Pedro Pereira
Deste sábado (7) até o dia 21 de outubro, a UFSM estará sendo representada nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Joinville, Santa Catarina. Ao todo, a delegação conta com 31 pessoas somando atletas, integrantes de comissão técnica e o professor e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), Luiz Fernando Cuozzo Lemos.
Entre as 14 modalidades deste ano, a Federal disputa as seguintes: wrestling (luta), judô, tênis de mesa, xadrez, basquete e a competição acadêmica. As equipes que participam do torneio foram confirmadas através da disputa de campeonatos estaduais realizados ao longo da temporada, que deram vagas aos vencedores para a etapa nacional. Os nomes de todos os que estarão em solo catarinense em nome da instituição e de Santa Maria estão no fim do texto.
Em 2022, a delegação da UFSM retornou de Brasília, local onde os JUBs foram sediados, com seis medalhas. Nas provas de corrida de 1500 e 800 metros, a mestranda em Gerontologia Jaqueline Weber – que marcou presença no “Mundial de Corrida de Rua” no último fim de semana e estará entre os representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023 – garantiu o ouro.
Na segunda categoria, a velocista ainda quebrou o recorde ao vencer em 2 minutos, 7 segundos e 44 centésimos. Além dela, a Universidade ganhou a prata no salto com vara, com duas atletas, e o bronze com o time de basquete feminino e com os representantes na competição acadêmica. Os Jogos de Atletismo deste ano, contudo, foram realizados no primeiro semestre e de forma separada dos demais esportes.
Em abril, uma equipe com mais de 40 pessoas foi a São Luís, Maranhão, representar a Federal e o Estado em oito modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia, em parceria com a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE). De lá, a delegação retornou ao Coração do Rio Grande com cinco vice-campeonatos.
O coordenador do NIEEMS revela que as expectativas para a competição são as melhores. “A gente espera, sem dúvida nenhuma, fazer uma boa participação. Estamos com uma equipe muito forte”. Para Lemos, a missão dos representantes da Universidade nos JUBs é, além de conquistar medalhas, “manter a tradição da UFSM de ser a melhor instituição do Rio Grande do Sul no cenário de esportes universitários”, sempre elevando o nível da competição.
Wrestling
Alan Silva
Diogo Ferretto
Marco Cattelan
Michel Silva (treinador)
Judô
Nicole Cruz
Rayane Paz
André Moreira (treinador)
Tênis de Mesa
Thaís Dalla Rosa
Allana Anniele
Luíze Friedrich
Carlos Zaro
Xadrez
Gustavo Quadros
Jadyelle Mochnack
Victor Maffini
Basquete
Evelyn Spengler
Nathália Garske
Bianca Revers
Jess Wesner
Giovanna Kist
Mévilyn Lisboa
Viviane Nunes
Daiane Wagner
Ana Clara Vargas
Cecília Luczynski
Marina Ferreira
Luiza Quoos
Renato Coutinho (treinador)
Eduardo Friedrich (auxiliar técnico)
Acadêmico
Tainara Freitas
Gabriel Weber
NIEEMS (coordenação)
Luiz Fernando Cuozzo Lemos
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.