Artigos

Gabriella de Jesus Ferreira França (1830-1911) – por Elen Biguelini

Escritora e professora, a intelectual também fez ações benemerentes no RS

Nasceu no Rio de Janeiro em 1830, filha do político Ernesto Ferreira de França (1804-1872) e de sua esposa Dona Isabel Helena Velloso de Oliveira França (1810-antes de 1911). Seu pai foi ministro e deputado, tendo defendido o federalismo e diversas outras temáticas consideradas radicais durante seus mandatos. Um de seus irmãos foi professor de Direito.

Em 1873 recebeu uma pensão, assim como sua mãe, devido ao falecimento de seu pai no ano anterior.

Em 12 de fevereiro de 1875, segundo o “Diário do Rio de Janeiro”, recebeu a permissão para dirigir um colégio e ensinar as matérias relacionadas a instrução primária, bem como inglês, francês e italiano.

Em 1891 doou uma grande quantia para a criação do Asilo do Bom Pastor, no Rio de Janeiro. Segundo seu registro de óbito, faleceu em 31 de outubro de 1911 aos 81 anos, solteira, tendo sido professora no estado do Rio de Janeiro.  Faleceu em sua casa na Barão de Mesquita, nº226 e foi sepultada no Cemitério de São Francisco de Paula, o mesmo de seu pai. Deixou testamento; possivelmente porque seria a herdeira do pai.

Esta autora também aparece como Maria Gabriela de Jesus Ferreira França e assinou sua primeira obra como “uma fluminense”. A terceira edição de “Contos Brasileiros”, que pode ser encontrada online pela Biblioteca Mindlin apresenta diversos recortes de jornal sobre a publicação.

Obra:

“Maria do Patrocinio, ou o Patrocinio de Nossa Senhora”. Romance original brazileiro por Uma fluminense [pseud.] Epocha actualidade. Rio de Janeiro: Typ. do Apostolo,1879.

“Contos brasileiros”.  Rio de Janeiro: Livraria Classica de Alves e Comp, 1865, 1884 e 1893.

Obra pode ser encontrada em

“Contos Brasileiros”. Via Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin. Acesso via: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5235

Fontes e referências:

Registro de óbito: “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012,” database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79D7-6B6Z: 24  June 2022), Gabriela Ferreira França, ; citing Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro.

Pensão pelo falecimento do pai: https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/190981-approva-as-pensues-concedidas-a-d-izabel-helena-velloso-de-oliveira-franua-e-a-outros.html e no periódico “Annaes do Parlamento Brasileiro”, 1872, pg 193.

Noticia no “Diario do Rio de Janeiro”. 12 de Fevereiro de 1875, edição 42 de 1875, pg 2.

Sobre sua doação: “Assistência Pública e Privada do Rio de Janeiro”, Rio de Janeiro, Typografia do do Annuario do Brasil, 1922, pg 432.

(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo