DestaqueEsporte

HANDEBOL. Com equipe feminina na disputa, UFSM será sede das finais da Liga RS, no fim de semana

Certame será decidido em Santa Maria nos dois naipes: feminino e masculino

Após invencibilidade na estreia e queda na 2ª fase, gurias da Federal decidem título em casa (Foto Handebol Feminino UFSM/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Neste sábado (28) e domingo (29), as gurias do handebol da UFSM sediarão a fase final da Liga RS, torneio estadual da modalidade, tanto no naipe feminino quanto no masculino. Contudo, elas serão as únicas representantes da Federal na competição. Todos os jogos acontecem no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade e terão entrada franca. Os horários de cada confronto estão no fim do texto.

As santa-marienses se classificaram para a última etapa do campeonato após saírem invictas da rodada de estreia e, no início de setembro, terem conseguido uma boa colocação na tabela. Ao lado delas neste fim de semana estão os elencos do Santa Vitória, de Santa Vitória do Palmar, da ASSERC, de Bagé, e do SHU, de Uruguaiana. Na outra categoria, os bageenses, o Butiá, da cidade de mesmo nome, o PSGG, de Itaqui, e o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, se enfrentam pelo título.

A Liga RS será decidida no formato quadrangular final em pontos corridos, em que todos os times se enfrentam e, com o término da competição, o melhor colocado garante o título. Os critérios de desempate são, em ordem: triunfo no confronto direto; maior número de vitórias; melhor média de eficiência; maior número de gols assinalados; maior saldo de gols e sorteio.

Chance de recuperação

O desafio vai ser dar a volta por cima”, diz Ysadora Freitas, a técnica das jogadoras santa-marienses (Foto Instagram/Reprodução)

Na noite da terça-feira (25), as gurias da Federal caíram na decisão do título municipal de handebol de 2023 e ao serem eliminadas, por 16 a 11, para a HFSM, no Centro Desportivo Municipal (CDM). A técnica da equipe da UFSM, Ysadora Freitas, revela que a grande dificuldade do esquadrão será seguir em frente após uma falha dentro de quadra. “Quando a gente perde, como aconteceu no Citadino, a cabeça fica um pouco abalada”.

“Nosso maior desafio vai ser superar, principalmente, essa derrota e tentar buscar o melhor resultado para o final de semana. São competições diferentes, o grupo permanece quase o mesmo, então o desafio vai ser dar a volta por cima e retomar a nossa melhor apresentação”, contou a treinadora.

Entretanto, esta não foi a primeira adversidade das santa-marienses. Da primeira etapa para a segunda, houve um declínio nos resultados uma vez que na estreia elas não perderam e, depois, conseguiram somente um triunfo. A treinadora declara que, junto de problemas burocráticos que vão além das quadras, algumas atletas precisaram se afastar do elenco.

“Tivemos baixas na equipe de uma fase para a outra, além de lesões nas peças principais da equipe. Foi bem complicado, nós não tínhamos o time completo. Esse foi um dos fatores que fez com que a gente não obtivesse um resultado satisfatório na última rodada, mas mesmo assim nos classificamos”, afirmou Ysadora.

A comandante fala que, após a segunda etapa, elas procuraram evoluir: “treinamos, ajustamos as peças conforme o contexto e tentamos encaixar uma outra dinâmica de jogo para que pudéssemos nos adaptar às mudanças que os desfalques das jogadoras ocasionaram”. A técnica ainda complementa que “para a fase final, vamos tentar buscar um resultado melhor e se apresentar de uma forma mais efetiva”.

Partidas

28/10 (sábado)

ASSERC X UFSM – 12h – feminino

Santa Vitória X SHU – 13h15min – feminino

ASSERC X Butiá – 14h30min – masculino

União Corinthians X PSGG – 15h45 – masculino

SHU X ASSERC – 17h – feminino

UFSM X Santa Vitória – 18h15min – feminino

PSGG X ASSERC – 19h30min – masculino

Butiá X União Corinthians – 20h45min – masculino

29/10 (domingo)

UFSM X SHU – 8h30min – feminino

Santa Vitória X ASSERC – 9h45min – feminino

Butiá X PSGG – 11h – masculino

União Corinthians X ASSERC – 12h15min – masculino

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo