DestaqueRegiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Prazos da LIC-SM, trigo e as perdas, Caminhada em Dona Francisca e Outubro+

Clima afetou a produtividade nas principais lavouras de inverno da região

Por Paulo André Dutra

Apesar das precipitações em parte do período, os triticultores gaúchos aproveitaram as janelas de tempo mais seco para prosseguir com a colheita (Foto José Schafer/Emater)

* Enfrentando clima adverso, a colheita das culturas de inverno já começou na região. Segundo o informativo conjuntural da Emater regional, publicado nesta quarta-feira (11), o percentual da área colhida de trigo é de 6%. No Estado, o índice é de 11%.

* Mesmo sem as condições ambientais ideais, o trabalho foi conduzido com o objetivo de assegurar a qualidade de um produto que ainda atenda aos padrões de comercialização estabelecidos para a indústria de moagem. Não será fácil.

* Devido ao longo período de chuva durante setembro, os triticultores não conseguiram executar o adequado e previsto manejo de pragas e doenças nas lavouras.

* Com isso, qualidade de grãos e produtividade serão afetadas. As perdas contabilizadas na região até o momento apontam para 15%.

* Perdas estão sendo contabilizadas na região também nas demais culturas de inverno: na aveia branca, 15%; na canola, 8%; na cevada, 7%.

Cadastros na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC) podem ser como pessoa física ou pessoa jurídica (Foto Marcelo Oliveira/Arquivo/Prefeitura)\

* Empreendedores culturais interessados em cadastrar projetos na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) para apresentações em 2024 devem ficar atentos.

* O prazo para registro ou para renovação de cadastro está aberto até 22 de outubro na Área do Usuário, disponível no site da Prefeitura.

* Conforme a lei municipal, a LIC poderá arrecadar até R$ 1.991.500,00 para captação dos projetos. Informações e esclarecimentos sobre o processo devem ser solicitados junto à Secretaria da Cultura.

Percurso da caminhada em Dona Francisca permitirá conclusão que varia entre 2,5 e 4,5 horas (Foto Divulgação Geoparque 4ª Colônia)

* Dona Francisca, município da Quarta Colônia, recebe a próxima edição do projeto Caminhadas da Natureza. A data é 22 de outubro.

* O projeto é realizado em uma parceria entre UFSM, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Geoparque Quarta Colônia e prefeituras de municípios da região.

* Começando na Comunidade Evangélica Luterana de Trombudo, onde será a concentração a partir das 8 horas, tem trajeto de 12 km passando por locais turísticos e culturais da região. A chegada está prevista para o mesmo local.

* Haverá café da manhã e almoço por adesão e feira de produtos coloniais e artesanato no local. Informações sobre inscrição AQUI.

* Campanha da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da UFSM conscientiza sobre o auto exame e a saúde de pessoas trans, além das mulheres cisgênero, durante o Outubro Rosa. É o Outubro+.

* “Tive um momento de clareza quando participei de palestras sobre câncer de mama em pessoas trans e percebi que não havia material gráfico ou científico disponível em português. Isso revelou uma necessidade urgente de abordar as questões de saúde que afetam a população trans de forma mais abrangente”.

* Quem explica é Ivana Camargo Braga, integrante do LiASM e idealizadora do projeto que conta com o apoio da Casa Verônica, do Observatório de Direitos Humanos (ODH), da Prefeitura e do Ambulatório Transcender.

* O lançamento ocorrerá dia 16 de outubro, às 16 horas, no Ambulatório Transcender.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo