Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– O petismo santa-mariense fez sua habitual demonstração de força, ao lotar plenário e galerias do Palacete da Vale Machado, na manhã de sábado.
– Mas, ao lado da fala entusiasmada de seu agora pré-candidato assumido à Prefeitura, Valdeci Oliveira, quem roubou a cena foi o recém-aliado José Haidar Farret.
– Ouvido atentamente pela cerca de centena de militantes, o médico e veterano politico local arrancou aplausos entusiasmados de petistas e aliados, ao explicar sua aliança com os outrora adversários.
– Praticamente se colocou como um esquerdista, ao defender bandeiras sempre vinculadas aos canhotos da política e, assim, colheu embevecido silêncio às suas palavras, concluídas com estrondosos aplausos.
– Que ninguém duvide: só Valdeci rivalizou com Farret, no encontro politico que marcou o início da pré-campanha da dobradinha outrora tida como, no mínimo, improvável.
– Em tempo: o recém-empossado presidente do PT, Ronei Lopes, deixou clara a intenção de ampliar a aliança hoje composta pela Federação Brasil da Esperança (PT – PC do B – PV), União Brasil e PSD.
– A linhas tantas de sua manifestação, o dirigente disse, textualmente: “seguiremos conversando com o PDT, o PSB e outras forças, pois queremos estar juntos com eles na eleição”.
– Na noite de sexta, reuniu-se (o que tem acontecido regularmente) a Executiva do PDT. O encontro foi numa sala de reuniões do Palacete da Vale Machado.
– Na pauta dos pedetistas, a pré-candidatura a prefeito do presidente Paulo Burmann em 2024 e possíveis pré-candidatos à Câmara de Vereadores.
– No caso da pretensão majoritária, como disse a fonte do partido, “sem deixar de ter um olhar muito atento para possíveis alianças”. Mmmm… Então, tá.
– Acredite: começou (e está acelerando), como indicam fontes graúdas do site, um movimento de distanciamento do PP do novista Giuseppe Riesgo.
– O editor apurou inclusive que o presidente do PP, Pablo Pacheco, não quer que a proximidade pessoal (são amigos) dele com o ex-deputado seja vista, para os públicos interno ou externo, como interferência.
– Em outras palavras: de possíveis aliados, a situação agora indica uma direção oposta. O que, de certo modo, assanha a velha guarda. Esta aliás, vê com bons olhos uma aliança com Beto Fantinel do MDB.
– De todo modo, se a situação não muar, o PP, em suas entranhas, já sinaliza com um nome próprio. Que não seria o de Sérgio Cechin, o mais óbvio, mas o vereador João Ricardo Vargas.
– Essa informação o site obteve de fontes internas do pepismo, que entendem ser necessária a candidatura de Cechin à Câmara, para puxar votos à nominata.
– Até porque, além de Vargas (que teria sinalizado não concorrer mais à vereança), Pablo Pacheco já falou que não disputa, Anita anunciou a saída da política e só Roberta Leitão vai às urnas.
– Para fechar. Na tarde da próxima quarta-feira, na capital, acontece o encontro que vai eleger a nova direção da Associação de Vereadores do MDB gaúcho.
– A bancada de Santa Maria estará de novo representada. Sai Tubias Callil, que já fez parte da direção, e entra Rudys Rodrigues. Na composição a ser eleita, ele ocupará o cargo de 2º secretário.
– O encontro dos parlamentares emedebistas será fechado com um jantar (por adesão) de confraternização e posse. O ágape terá a presença do vice-governador Gabriel Souza.
– Para fechar: Luiza Scheffer Barros, militante da diversidade, deixou o PDT – pouco tempo depois de ser incluída na direção da sigla.
– A própria Luiza tornou pública a decisão, com as suas explicações, em postagem na rede social Instagram. Confira abaixo:
PP não tem um candidato óbvio. Isto diz muita coisa. Riesgo não em estrutura partidaria. Nota de Tres Reais sem alianças, divide votos com Pessimo, capaz de tudo se resolver no primeiro turno.
PDT é puxadinho do PT. Não tem candidato proprio viavel.
Farret assumiu o papel do Picolé de Chuchu. Sozinho não se elege mais. Aliança com adversários é porque, como muitos outros na urb, apesar da idade não quer largar o osso. A desculpa, que muitos puxa-sacos confirmam, é que ‘tem muito a contribuir’. Na verdade é só mais um pé de eucalipto.