DestaquePolítica

CÂMARA. Faltando um mês para eleição da Mesa Diretora, vitória de Badke aparenta estar garantida

Aliança entre Esquerda e Governo Pozzobom deve se repetir em dezembro

Até o momento, não há nenhuma movimentação indicando que Manoel Badke poderá perder a eleição da Mesa (Foto Luã Santos/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Falta cerca de um mês para Manoel Badke – Maneco (UB) confirmar o favoritismo e ser eleito presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria para o ano de 2024. Nos bastidores, não há nenhum sussurro indicando que a aliança administrativa que une esquerda e o governo de Jorge Pozzobom (PSDB) será rompida.

No primeiro ano da atual legislatura, a Casa foi comandada por João Ricardo Vargas (PP), da oposição, eleito com votos de vereadores oriundos do Progressistas, MDB, PSB, PDT e PSL que formavam um grupo chamado “Pacto por Santa Maria”.

Porém, ao final de 2021, a base de Pozzobom, aliada aos vereadores do PT e PCdoB, conseguiu virar a Mesa e eleger Valdir Oliveira (PT) para comandar o Parlamento em 2022. A vitória só foi possível graças ao desembarque de Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), que deixaram o Pacto. O novo grupo foi chamado de “Construção”.

Givago Ribeiro (PSDB), atual presidente, conquistou uma tranquila vitória na última eleição da Mesa, recebendo inclusive o voto de Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), que também abandonou o Pacto.

A tendência é de que, ao final do próximo ano, a base de Pozzobom e os petistas mantenham firme a vitoriosa aliança dos dois últimos anos e cumpram o combinado: eleger Maneco presidente.

O cargo será um reconhecimento ao trabalho de Maneco, que atua na Casa há seis mandatos consecutivos e não concorrerá à reeleição na eleição municipal de 2024.

Pleito

A eleição da Mesa Diretora ocorre sempre na última sessão do ano e, em teoria, deveria ocorrer em 28 de dezembro. Porém, devido às festas de final de ano, é possível que a data da sessão derradeira seja antecipada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo