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CÂMARA. Projeto que prevê o repasse de R$ 10,5 milhões para transporte público recebe emendas

Concessão de transporte coletivo e distrital prorrogada até 31 de dezembro

Mesmo tramitando em regime de urgência, tendência é que o projeto de lei não seja votado nesta semana pelo plenário (Foto Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O Projeto de Lei 9706/2023, da Prefeitura de Santa Maria, que autoriza o repasse de R$ 10,5 milhões às concessionárias que atuam no sistema de transporte público do município, já recebeu três emendas da oposição. A matéria, protocolada em 24 de outubro, tramita em regime de urgência.

Werner Rempel (PCdoB) é o autor de duas emendas. A primeira prevê transparência e detalhamento no relatório dos passageiros transportados no mês anterior com gratuidade e desconto no pagamento da tarifa. A segunda obriga as concessionárias a apresentarem planos de recuperação das linhas e horários reduzidos na pandemia, de ampliação de atendimentos a comunidades ainda não beneficiadas com o transporte público e de ampliação e melhoria dos abrigos de ônibus.

Helen Cabral (PT) apresentou uma emenda a qual estabelece que o valor da tarifa dos usuários do Cartão Estudante e do Cartão Operário não poderá ser superior a 50% do valor da tarifa cobrada dos usuários do Cartão Vale Transporte e Cartão Cidadão.

A Procuradoria Jurídica da Casa liberou parecer pela normal tramitação, em regime de urgência, do PL 9706/2023 e das emendas de Rempel. A emenda de Helen ainda encontra-se em análise no órgão.

Nos bastidores, a expectativa é de que o parecer seja liberado nesta terça-feira (21), dia de reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após passar pelo colegiado, a proposta deverá ser analisada pela Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e, logo depois, pela Comissão de Políticas Públicas. A tendência é de que a matéria não seja encaminhada para votação esta semana.

Prorrogado

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) publicou, na quinta-feira (16), o Decreto Executivo 92/2023, que prorroga até 31 de dezembro deste ano, em caráter excepcional, a concessão do atual serviço de transporte coletivo e distrital em Santa Maria. O decreto prevê que o prazo poderá ser antecipado no caso de conclusão do processo licitatório de concessão do transporte coletivo e distrital.

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4 Comentários

  1. Licitação, se seguiu o padrão, deve ter sido mais do mesmo sem muito ‘penso’. Nas patotinhas da urb os donos das empresas locais são o ‘nosso amigo fulano’ e o ‘nosso amigo beltrano’. Se perderem o certame podem fechar as portas ou virar terceirizados. Bom lembrar que um caminhão de dinheiro deixaria de circular na urb.

  2. Werner Rempel fora da medicina é uma nulidade. Governo entra com dinheiro para subsidiar o preço da passagem. ‘[…] planos de recuperação das linhas e horários reduzidos na pandemia, de ampliação de atendimentos a comunidades ainda não beneficiadas […]’, isto aumenta o custo logo o subsidio teria que ser maior. Empresarios não são obrigados a diminuir a margem para ter o ‘previlegio de receber a benesse de fazer o transporte publico de SM’. Vide o fim da Excal, colocaram os onibus na garagem e fim da empresa. Bora ganhar dinheiro de outra maneira.

  3. Licitação não resolve problemas. Nenhum empresario vai tirar dinheiro do bolso para resolver problemas que são do poder publico. O mesmo vale para os bancos, alguns idiotas acham que o papel dos mesmos é captar o dinheiro de terceiros e complementar a renda de parte da população via divida. Não é para isto que bancos existem. Idem divida publica. Governo emite letras e bonus. Uns com prazo de vencimento maximo 25 ou 17 anos. Outros com prazo de vencimento minimo 28 dias ou 3 meses. Querem pagar menos juros? Basta parar de emitir titulos. Alas, é o BC quem fixa a taxa. Autoritários vermelhos querem que a iniciativa privada seja obrigada a comprar titulos (financiar o Estado) e fixar ‘democraticamente’ a remuneração do dinheiro emprestado. Ou seja, resolver os problemas do poder publico com dinheiro de terceiros. Sem preocupação com eficiencia ou eficacia.

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