CulturaDestaque

CULTURA. 30ª Tertúlia Musical Nativista definiu mais 8 finalistas no sábado (4). Final é neste domingo (5)

Final terá shows de Os Fagundes e Quarteto Coração de Potro

As 12 canções finalistas serão apresentadas na noite deste domingo (5). Foto Ronald Mendes / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A segunda noite da 30ª Tertúlia Musical Nativista, na Gare da Viação Férrea, foi de Fase Geral. Oito canções celebraram a classificação para a grande final (veja lista abaixo), que ocorre neste domingo (5). O evento, que é um dos maiores festivais de música gaúcha do Estado, é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura.

A noite de classificatórias da Fase Geral teve apresentação de 12 composições previamente selecionadas. E o show do intervalo foi com a dupla Kleiton e Kledir, que embalou o público presente com sucessos da carreira, como “Canção da Meia-Noite”, “Nem Pensar”, “Vira Virou”, “Deu Pra Ti”, “Maria Fumaça” e muitas outras.

Enquanto os irmãos conversavam e cantavam com a plateia, o corpo de jurados (veja mais abaixo) teve trabalho para decidir quais obras passavam para a próxima fase, que ocorre neste domingo, a partir das 19h. A ordem de apresentação das músicas da final será via sorteio, a ser divulgado no Instagram da Tertúlia Musical Nativista, e previamente informado aos músicos.

Assim como a primeira noite do evento, a Fase Geral também teve transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook da Prefeitura. A apresentação da segunda noite de festival foi novamente de Maristela Moura e Norton Cezar.

Final
A Noite dos Classificados da 30ª Tertúlia ocorre a partir das 19h deste domingo (5), também na Gare da Viação Férrea, com show de abertura de Os Fagundes. Entre os competidores, estarão os três primeiros colocados na Fase Local, que ocorreu na noite de sexta-feira (3), e a Música Mais Popular, escolhida por votação do público que estava presente na Gare durante a Fase Local. Ainda concorrem na final as oito composições classificadas na Fase Geral, na noite deste sábado (4).

A última noite da 30ª Tertúlia Musical Nativista terá, mais uma vez, apresentação de Maristela Moura e Norton Cezar. O show de intervalo será com Quarteto Coração de Potro. Esta edição do festival recebeu mais de 290 inscrições e 22 canções foram selecionadas, sendo 12 para a Fase Geral e 10 para a Local.

A 30ª Tertúlia Musical Nativista é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Tradicionalista Estância do Minuano e o CPF Piá do Sul.

Classificados para a final
Fase Geral 30ª Tertúlia Musical Nativista (por ordem de anúncio)
1 – Tango do Sem Fim
Letra: Jaime Vaz Brasil | Música: Samuca do Acordeon
Intérprete: Adriana Sperandir

2 – Sim Senhor, Sou Guitarreiro
Letra: Adriano Alves | Música: Gabriel Selvage
Intérprete: Gabriel Selvage

3 – Valente Coração
Letra: Rodrigo Morales | Música: Rodrigo Morales e Nandico Saldanha
Intérprete: Rodrigo Morales

4 – No Universo do Meu Verso
Letra: Osmar Ransolin | Música: Arthur Boscatto
Intérprete: Rédea Solta

5 – O Ontem Dentro do Hoje
Letra: Matheus Bauer e Gujo Teixeira | Música: Felipe Goulart
Intérprete: Lú Schiavo

6 – Muito Além da Estrada
Letra: Diego Müller | Música: Duca Duarte
Intérprete: Shana Müller

7 – Peregrino
Letra: Rafael Chiapeta | Música: Carlos Madruga
Intérprete: Ricardo Bergha

8 – Duras Penas
Letra: Juliano Santos, Paulo Ricardo Costa e Beto Barros | Música: Beto Barros
Intérprete: Maurício Barcelos

Fase Local 30ª Tertúlia Musical Nativista
1º Lugar – O Sonho das Barcaças

Letra – Cleber Brenner
Melodia – Cleber Brenner e Ovídio da Silva Meyer

2º Lugar – Diver(c)idade
Letra – Bruno Seligman
Melodia – Diogo Matos e Renato Mirailh

3º Lugar – Trem Fantasma
Letra – Alex Palma e Arion Pilla
Melodia – Alex Palma

Música Mais Popular – O Gaiteiro Pedro Canha
Letra – José Luiz Dos Santos e Don Arabi Rodrigues
Melodia – Delci Taborda e Rodrigo Machado

Programação
Domingo, dia 5 de novembro

  • 19h – Show com Os Fagundes
  • 20h – Apresentação das músicas finalistas da 30ª Tertúlia Musical Nativista
  • 21h30min – Show com Quarteto Coração de Potro
  • 22h30min – Resultado e premiação da 30ª Tertúlia Musical Nativista

Comissão Julgadora
Analise Severo

Participante ativa dos festivais de música nativista do Rio Grande do Sul desde 1992, é uma das principais intérpretes da sua geração. Em 1999, também deu início à trajetória de apresentadora de eventos, no Festival da Música Crioula de Santiago. Foi eleita por voto popular como a melhor cantora nos anos de 2017 e 2019 pelo site G1 RS e tem seis CDs lançados

Loma Pereira
Cantora com larga trajetória profissional. Conquistou notoriedade pela acentuada inclinação em participar de projetos com foco na musicalidade de raízes regionais. Dividiu palcos e gravações com nomes como Elza Soares, Gilberto Gil, Kleiton e Kledir e Bebeto Alves. Acumula prêmios como o Troféu Melhor Cantora da Década pelo Instituto Gaúcho de Tradição Folclórica e também o Açorianos de Música.

Pedrinho Figueiredo
É flautista, saxofonista, compositor, arranjador, produtor musical e licenciado em Música. Participou de aproximadamente mil músicas em mais de 400 discos em vinil, cds e dvds, e atuou como técnico de gravação ou produtor musical, em cerca de 250 discos e dvds. Integra o grupo de Renato Borghetti há 33 anos, com quem se apresentou em mais de 40 países, além de desenvolver seu trabalho como solista e compositor.

Arthur de Faria
Músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, com tese sobre Lupicínio Rodrigues. Teve três grupos: transnacional Surdomundo Impossible Orchestra, Tum Toin Foin, banda de câmara, e Arthur de Garia e Orkestra do Kaos, acompanhado por jovens músicos de Porto Alegre, que fez shows no Brasil, no Uruguai e na Argentina.

Mauro Moraes
Cantor e compositor premiado nos grandes festivais de música, tem 18 CDs e 1 DVD gravados. Recebeu, da Prefeitura de Porto Alegre, 8 troféus açorianos de música, entre eles, como melhor compositor em música regional por quatro vezes, e, por duas vezes, o melhor disco regional. Venceu a 31ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 2021, com oito premiações na milonga “Feito o Carreto”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo