Por Jéssica Mello e Denis Machado / da Moglia Comunicação
O grupo santa-mariense Vagamundo estará presente na 8ª edição do maior festival circense do Estado, o Sesc Circo, que acontece de 21 a 26 de novembro em Camaquã, na região Centro-Sul. A trupe apresenta o trabalho “La perseguida” em duas oportunidades: no dia 24, às 10h, e no dia 25, às 17h, no Largo e na Lona Sesc Circo, instalados na “Prainha”. Ao todo, serão 28 sessões totalmente gratuitas de 15 atrações com artistas consagrados no País e no exterior, que representam cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do Sesc Dramaturgias.
Inspirado em grandes números clássicos de palhaços, “La perseguida” se propõe a divertir o público de todas as idades. Melancólico, dócil e cruel, Rabito espera pelo grande amor de sua vida em meio a números circenses. O espetáculo é nutrido pelo improviso, para envolver o público em armadilhas e proporcionar uma vivência intensa. Do grupo criado em Santa Maria em 2008, o número já circulou a América Latina tendo, inclusive, representado o Brasil no Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá, um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo.
A 8ª edição do Sesc Circo, que surgiu em Santa Maria e passou a ser itinerante pelo Estado, é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com a Prefeitura de Camaquã. A programação completa pode ser consultada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. As atrações demandam a reserva prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou em qualquer Unidade Sesc/RS. Escolas ou grupos que se interessarem por agendar a participação podem fazer contato através do e-mail [email protected]. Para as atividades do Largo junto à Lona não é preciso retirar ingressos, e o local contará com food trucks e praça de recreação para a comunidade ao longo de todo o festival. Essa edição marca, ainda, o lançamento da nova Revista Ato, do Sesc/RS, que analisa diferentes aspectos da arte circense e está disponível no site www.sesc-rs.com.br/revista-ato.
Sesc Circo – É um festival realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura. O evento já contou com sete edições e proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho
Teatro Vagamundo – Sesc Circo
Espetáculo “La perseguida”
Datas e horários: 24/11 às 10h e 25/11 às 17h
Local: Largo e Lona Sesc Circo – Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto – Prainha – Camaquã (Rua Gen. Zéca Neto, SN)
Ingressos: Atrações gratuitas, com retirada prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou qualquer outra Unidade Sesc/RS. Grupos escolares podem reservar lugar na Lona através do e-mail [email protected]
Informações: www.sesc-rs.com.br/sesccirco
Indicação etária: 12 anos
Duração: 70 minutos
Sinopse: Inspirado em grandes números clássicos de palhaços, é diversão garantida para todas as idades. Melancólico, dócil e cruel, Rabito espera pelo grande amor de sua vida em meio a números circenses. O espetáculo é nutrido pelo improviso, criando armadilhas para o público aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora. Do grupo criado em Santa Maria em 2008, o espetáculo já circulou a América Latina tendo, inclusive, representado o Brasil no Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá, um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo.
Ficha Técnica:
Atuação: Daniel Lucas
Direção, Cenário e Figurino: Bi Naluna
Maquiagem: Daniel Lucas
Iluminação: Bi Naluna
Produção: Teatro VagaMundo
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.