Por Liciane Brun / Da Veleiro Conteúdo Criativo
Em atividades desde o início do ano letivo, o projeto Nos Trilhos dos Livros e da Leitura, que ocorre em 10 escolas municipais de Agudo e na Apae, atravessou o oceano. Uma das iniciativas do projeto envolve um intercâmbio literário entre alunos de escolas da cidade de Agudo, e alunos de escolas de Mértola, no sudeste de Portugal.
Esses encontros estão acontecendo de modo virtual e são mediados pelo promotor de leitura e idealizador das malas de leitura, Maurício Leite. Os alunos portugueses e brasileiros trocam leituras, informações sobre a cultura de cada país e têm a oportunidade de se conhecerem por meio de uma mala de livros internacional, que conecta tudo isso.
A cidade portuguesa recebeu uma mala com 30 livros infanto-juvenis brasileiros, e a cidade de Agudo, por sua vez, recebeu uma mala com 30 obras portuguesas. Além da troca literária das obras físicas, as crianças tem se encontrado em reuniões virtuais, onde podem conversar, ler umas para as outras e trocar culturas e saberes, identificando peculiaridades, semelhanças e diferenças entre ‘o português daqui e o de lá’.
Os encontros são mediados, em Portugal, por Maurício Leite e pela bibliotecária Fernanda Mestre, da Biblioteca Municipal de Mértola, e em Agudo, pelos professores da rede municipal e integrantes da Secretaria de Educação do município.
O projeto Nos Trilhos dos Livros e da Leitura já promoveu a Jornada de Literatura Infantojuvenil, que foi realizada em julho deste ano em Agudo, e também a Feira de Leitura em Agudo, que reuniu todas as escolas participantes na praça central da cidade em outubro deste ano. Os encontros irão ocorrer até dezembro.
NOS TRILHOS DOS LIVROS E DA LEITURA 2023 é realizado pela Chili, com promoção da Prefeitura Municipal de Agudo por meio da Secretaria de Educação. O patrocínio é da Dickow Alimentos e Cooperativa Agrícola Mista Agudo. Financiamento: PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Que projeto tão interessante!