DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Em fórum na China, vice-reitora mostra “o papel da UFSM na Governança Econômica Global”

Martha Adaime ainda tem compromissos até quinta-feira, no território chinês

Por Gabriela Leandro / Da Agência de Notícias da UFSM

Martha Adaime fez sua explanação durante o fórum no sábado, 11 (Foto Divulgação)

A UFSM está participando do Fórum Internacional sobre Governança Global: Progresso, Desafios e Futuro, sediado pela Guangdong University of Technology (GDUT), na região de Cantão, China. Para representar a Universidade, a vice-reitora, Martha Adaime, e a representante da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), Daniela do Canto, estão em viagem. No decorrer do evento já foram debatidos temas como inteligência artificial, questões ambientais e financeiras, entre outros.

Sobre sua experiência, a vice-reitora destaca o quanto a cultura chinesa impressiona, principalmente pela educação e colaboração. “O sentimento de colaboração mútua e todos entendendo que são partes de um todo e contribuem para um produto final. O sentimento de pertencimento é algo que nos parece fundamental nos processos aqui”, conta.

Na sexta-feira (10), elas foram recebidas na South China University of Technology (SCUT) pelo vice-reitor da Universidade, pela vice-diretora de Relações Internacionais e pela responsável pelos intercâmbios internacionais da SCUT. Na ocasião, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre a UFSM e a SCUT.

No sábado (11), ao longo do fórum, Martha apresentou “O papel da UFSM na Governança Econômica Global”. No domingo (12), participaram dos festejos de aniversário da Guangdong University of Technology, que comemorou 65 anos, e foi assinado um convênio para pesquisa e mobilidade.

Para esta segunda-feira (13), estavam previstas atividades na Jinan University. Na quarta-feira (15), Martha visitará a South China Agricultural University, instituição com a qual a UFSM já mantém convênio, e será recebida pelo vice-reitor da instituição. E na quinta-feira (16), será recebida pelo reitor da University of Hong Kong. 

A vice-reitora ressalta o fato de a China ser um país que proporciona muitos aprendizados culturais, científicos e de relações. “Certamente, após a assinatura de mais dois convênios, totalizando seis, estreitamos laços importantes para a nossa UFSM”, diz.

Ela afirma ainda estar honrada pela participação e representação da Universidade. “Visitas, prospecções de novos acordos estão sendo feitas ao longo dessa semana. Tenha certeza de que, acadêmica e cientificamente, Brasil e China têm muita chance de crescimento mútuo, respeitando as culturas, ambas as culturas, o resultado só poderá ser positivo”, comenta. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo