Por Karoline Rosa / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)
“Sou Sedufsm. Defendo a Categoria Docente “. Desde o Jantar Baile, realizado no dia 7 de outubro, esse slogan passou a fazer parte do dia a dia da comunidade universitária. A campanha busca valorizar os e as profissionais que desempenham um papel fundamental na educação, compreendendo que o atual momento político é de busca pela ampliação dos direitos dos e das docentes.
A professora e diretora de Comunicação da Sedufsm, Neila Baldi, conta que a primeira gestão ‘Renova Sedufsm’ foi no período em que as Universidades públicas brasileiras passavam por ataques vindos do governo Bolsonaro e seus aliados.
“Centramos nossos esforços em defesa da UFSM. Mas defender a UFSM era também defender os e as docentes. Agora estamos em outro momento político e, por isso, nossas ações estão concentradas na categoria docente. Defender a categoria docente significa, então, defendê-la em várias frentes. Quando lutamos por reajuste, uma luta nacional, estamos defendendo a categoria docente. Assim como quando lutamos contra resoluções da gestão atual da UFSM.”, afirma Neila.
Para a diretora da Sedufsm, o novo slogan se materializa por meio de ações, como por exemplo, a mobilização em relação à minuta das progressões e à minuta dos encargos docentes.
“Essas mobilizações dizem respeito à defesa da categoria docente, todas as mobilizações em relação à recomposição salarial que permearam todo ano de 2023, também ações como por exemplo a defesa da revogação do Enem, da revogação de medidas do governo anterior que atacavam as Universidades, da defesa do fim da lista tríplice, todas essas ações a gente está defendendo a categoria docente”, explica a docente.
Para Neila, outra forma de colocar o slogan em prática, é por meio das mediações realizadas pelo sindicato em decorrência de denúncias de docentes em relação a questões no seu Campus, departamento ou centro.
“Toda vez que a gente defende melhores condições de trabalho e a não precarização do nosso trabalho, também estamos defendendo a categoria. Ao tocar em temas internos como as resoluções de progressão e encargos docentes, a gente está discutindo questões do dia a dia da nossa prática, o que significa que o sindicato está mais próximo da sua base”, relata a diretora.
Conheça a campanha
A campanha “Sou Sedufsm. Defendo a Categoria Docente” inclui ações nas redes sociais e uma série de materiais visuais para promover a defesa de professoras e professores.
A iniciativa promete ser um incentivo para promover mudanças significativas na valorização dos professores da UFSM, buscando o reconhecimento do papel fundamental desempenhado por esses e essas profissionais na formação de futuras gerações. A campanha é um lembrete de que, juntos e juntas, podemos criar um ambiente de ensino mais justo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Nesta casa tem algibeira/ Pinga ni mim/Pinga ni mim.