Por Fritz R. Nunes (Com arte de Ítalo de Paula) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Na quinta, 23 de novembro, acontece a 82ª edição do projeto Cultura na Sedufsm. O evento, que acontece a partir das 18h, no Auditório Sérgio Pires (anexo ao prédio 17 dos básicos, no campus sede), terá como tema “Fé, milícia e política”. O convidado é o jornalista, cientista político, criminólogo e escritor, Bruno Paes Manso, autor do livro “A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”, lançado em 2020.
Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade Estadual de São Paulo (USP), Manso lançou no mês de setembro deste ano, uma nova publicação, intitulada “A fé e o fuzil: crime e religião no Brasil do século XXI”.
Enquanto “A república das milícias” parte da pesquisa do jornalista sobre as raízes da formação dos grupos paramilitares que atuam no Rio de Janeiro desde o final dos anos 1990 e começo dos 2000 na comunidade de Rio das Pedras, zona oeste fluminense, na obra lançada há poucos meses – “A fé e o fuzil”- aborda a relação entre igrejas evangélicas e grupos criminosos.
O projeto Cultura na Sedufsm tem entrada gratuita e, após a palestra e debate com o escritor, haverá sessão de autógrafos em relação ao recente livro de Bruno Paes Manso, lançado em 2023.
Algumas obras com a participação de Bruno Paes Manso:
O homem X: uma reportagem sobre o assassino de São Paulo (2005), de Bruno Paes Manso.
Mascarados: a verdadeira história dos adeptos da tática Black Bloc (2014), com Esther Solano, Willian Novaes e Bruno Paes Manso.
A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil (2018), com Camila Caldeira Nunes Dias e Bruno Paes Manso (obra indicada ao prêmio Jabuti de biografia e reportagem).
A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro (2020), de Bruno Paes Manso, ganhador do prêmio Jabuti de biografia, documentário e reportagem, em 2021.
A fé e o fuzil: crime e religião no Brasil do século XXI (2023), de Bruno Paes Manso.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Mais uma obra de ficção da esquerda.