Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria
O primeiro Festival do Xis realizado em Santa Maria, cidade reconhecida por ser a Capital do Xis, levou milhares de pessoas à Vila Belga durante o final de semana. Cerca de 30 mil pessoas circularam pela Rua Dr. Wauthier e puderam provar diversos sabores do xis santa-mariense. Ao todo, 10 lanchonetes e 5 food trucks venderam aproximadamente 13 mil lanches no período.
Recepção
O público, que provou as diferentes opções, teve uma missão importante: escolher o ” Melhor Atendimento”, o “Xis mais saboroso”, e o “Xis mais Criativo”. Um único estabelecimento foi o vencedor em todas as categorias. Confira abaixo.
Melhor atendimento – National Dog
Xis mais saboroso – National Dog
Xis mais criativo – National Dog
“Tivemos um grande festival, um público excelente para esse evento que realizamos pela primeira vez. Tenho certeza de que quem passou por aqui gostou do que viu, da experiência que pode vivenciar. Deixo o meu agradecimento a todos vocês que fazem da nossa cidade a Capital do Xis, e esperamos vocês no próximo festival, na Gare”, disse o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, durante a premiação.
Público
Pessoas de todas as idades, algumas, inclusive, passeando com animais de estimação, deram suas opiniões sobre o evento. O técnico em segurança do trabalho, Matheus Oliveira Carvalho, conta que costuma ir aos eventos que ocorrem na Vila Belga e, desta vez, foi até o local devido ao Festival do Xis.
Já a funcionária pública, Ana Razzera, explica que se deslocou até a Vila Belga para assistir às bandas e que provou dois sabores de xis. Com grande público, o domingo foi o dia em que mais pessoas estiveram no local, cerca de 15 mil. Já no sábado (18) e na sexta-feira (17), 10 mil e 4 mil pessoas passaram pelo festival, respectivamente.
Lanchonetes
A avaliação dos consumidores foi importante para as lanchonetes que funcionaram durante o festival. Para Maiko Pagliarini, proprietário de uma delas, além do retorno recebido pelas pessoas, o evento reforçou uma característica de Santa Maria:
“A cultura da cidade é muito baseada na culinária e o xis é um dos grandes pratos que temos. Além disso, ser realizado num local tão nostálgico como a Vila Belga, é marcante. Espero que o festival entre no calendário de eventos do Município”.
Chope e Cerveja Artesanal
Ao todo, 2 mil copos personalizados foram feitos para o evento e vendidos. O valor arrecadado será revertido para a Associação de Moradores da Vila Belga.
Música boa
O palco montado na Rua Manoel Ribas recebeu diversas atrações locais. No encerramento do festival tocaram as bandas Baile do Milho Verde, Hot Gods e Rocksane, enquanto que Guilty e Soul Birds tocaram no sábado, e Super Nes e Dona Flor se apresentaram na sexta-feira.
O Festival do Xis é organizado pela Prefeitura e conta com apoio da Associação dos Moradores da Vila Belga, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo (Ahturr).
‘GASTRONOMIA. Primeira edição do Festival do Xis levou cerca de 30 mil pessoas à Vila Belga’. ‘GASTRONOMIA. Festival do Xis atrai 10 mil pessoas para provar o lanche típico de Santa Maria’ Na mesma pagina. Bota edição nisto.