LUNETA ELETRÔNICA. Chuva e manutenção na cidade, ferreomodelismo e o evento da educação no campo
Secretaria de Saúde apresenta experiências no SUS em mostra do COSEMS/RS

Por Paulo André Dutra
* Feriadão nas repartições públicas, menos na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
* A Prefeitura tem divulgado quase diariamente ações de manutenção na área urbana e, eventualmente, no interior. Inclusive nesta sexta-feira (3). Além de tapa-buracos nas ruas, recuperação de galerias e bueiros.
* Em três dias, foram quase 70 milímetros de chuva em Santa Maria. Felizmente, nada de problemas mais graves.
* Ferreomodelismo consiste na construção de modelos ferroviários em escala reduzida. Para Santa Maria e sua história, a 2ª Mostra de Ferreomodelismo é um prato cheio.
* Promovida pela Associação de Ferreomodelismo de Santa Maria com apoio da Prefeitura, será nos dias 9, 10 e 11 de novembro no salão de eventos do Arquivo Histórico Municipal. Aberta ao público e disponível para visitação de escolas, mediante agendamento.
* Locomotivas, carros de passageiros, vagões e maquetes ferroviárias com diversas temáticas, inclusive uma réplica da Gare da Viação Férrea da cidade.
* Também para os dias 9, 10 e 11 de novembro, a Escola Municipal José Paim de Oliveira prepara o 7º Mosaico de Saberes do Campo e o 3º Intercâmbio Pedagógico entre Países do Mercosul.
* Anfitriã, a escola do Alto das Palmeiras, no Distrito de São Valentim, receberá escolas rurais do Uruguai e da Argentina, com apoio da Unesco, e de municípios como Dom Pedrito, Agudo, São Sepé, Dilermando de Aguiar, dentre outros.
* A edição deste ano contará com minicursos, rodas de conversa e atividades culturais. As inscrições vão até 8 de novembro. Informações AQUI.
* Equipes da Prefeitura de Santa Maria apresentam ações no evento “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul”, em Bento Gonçalves, durante o 33º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS). Duas experiências locais foram classificadas para esta etapa.
* “Desafios ‘Campeões do Indicador’: Gamificação no alcance de metas na prevenção combinada do HIV/ISTs”, apresentado pela enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, responsável pela Política HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais.
* Cecília Pedro, coordenadora do Setor de Imunizações, levou o case “Ações extramuros como estratégia para o aumento das coberturas vacinais”.
Manutenção é obrigação, arrecadam muito dinheiro para isto. Não é favor. Não deveria ser noticia.