DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Chuva e manutenção na cidade, ferreomodelismo e o evento da educação no campo

Secretaria de Saúde apresenta experiências no SUS em mostra do COSEMS/RS

Modelismo ferroviário é hobby que envolve várias habilidades, desde a marcenaria, a modelagem até a aplicação de sistemas de controle informatizado. Foto: Prefeitura de Restinga Sêca

Por Paulo André Dutra

* Feriadão nas repartições públicas, menos na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

* A Prefeitura tem divulgado quase diariamente ações de manutenção na área urbana e, eventualmente, no interior. Inclusive nesta sexta-feira (3). Além de tapa-buracos nas ruas, recuperação de galerias e bueiros.

* Em três dias, foram quase 70 milímetros de chuva em Santa Maria. Felizmente, nada de problemas mais graves.

* Ferreomodelismo consiste na construção de modelos ferroviários em escala reduzida. Para Santa Maria e sua história, a 2ª Mostra de Ferreomodelismo é um prato cheio.

* Promovida pela Associação de Ferreomodelismo de Santa Maria com apoio da Prefeitura, será nos dias 9, 10 e 11 de novembro no salão de eventos do Arquivo Histórico Municipal. Aberta ao público e disponível para visitação de escolas, mediante agendamento.

* Locomotivas, carros de passageiros, vagões e maquetes ferroviárias com diversas temáticas, inclusive uma réplica da Gare da Viação Férrea da cidade.

* Também para os dias 9, 10 e 11 de novembro, a Escola Municipal José Paim de Oliveira prepara o 7º Mosaico de Saberes do Campo e o 3º Intercâmbio Pedagógico entre Países do Mercosul.

* Anfitriã, a escola do Alto das Palmeiras, no Distrito de São Valentim, receberá escolas rurais do Uruguai e da Argentina, com apoio da Unesco, e de municípios como Dom Pedrito, Agudo, São Sepé, Dilermando de Aguiar, dentre outros.

* A edição deste ano contará com minicursos, rodas de conversa e atividades culturais. As inscrições vão até 8 de novembro. Informações AQUI.

* Equipes da Prefeitura de Santa Maria apresentam ações no evento “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul”, em Bento Gonçalves, durante o 33º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS). Duas experiências locais foram classificadas para esta etapa.

* “Desafios ‘Campeões do Indicador’: Gamificação no alcance de metas na prevenção combinada do HIV/ISTs”, apresentado pela enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, responsável pela Política HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais.

* Cecília Pedro, coordenadora do Setor de Imunizações, levou o case “Ações extramuros como estratégia para o aumento das coberturas vacinais”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo