LUNETA ELETRÔNICA. Enfermagem, mais de 2,5 toneladas de fios retirados e novas leis municipais
E ainda: Conselho de Secretários de Saúde reconhece trabalho da UFSM
Por Paulo André Dutra
* Deputados e lideranças cobram implementação efetiva do piso da enfermagem no Estado durante a audiência pública da Comissão de Educação e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1).
* Transparência nas informações, indexador que garanta o poder de ganho do piso e a criação de um grupo de trabalho formado por entidades e gestores públicos foram as principais deliberações.
* Na próxima semana, o Grupo de Trabalho deverá ser formado com a indicação dos representantes das respectivas entidades da categoria para definição e planejamento das ações.
* O projeto de extensão intitulado “A saúde da população idosa por meio das equipes da atenção primária em saúde: oficinas de promoção de saúde” conquistou o primeiro lugar na “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul” promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.
* A ação de extensão surgiu da dissertação de Xávele Braatz Petermann, sob a orientação da professora Sheila Kocourek, docente do Departamento de Serviço Social da UFSM.
* Com a premiação, será apresentado no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oestre das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis.
* Terça (31) e quarta-feira (1) foram dias de mutirão para retirada dos fios de tecnologias ultrapassadas nas Rua Venâncio Aires entre Serafim Valandro e Benjamim Constant.
* Saldo: 265 kg de material. Somado com a ação anterior na mesma via (18 e 19 de outubro), são 565 kg a menos nos postes.
* No total, a ação provocada pelo Ministério Público e executada pela Prefeitura com as empresas do setor, já retirou 2.575 kg em ruas como Acampamento, Dr Bozano, Andradas, Rio Branco e Fernando Ferrari.
* Pacote de três projetos de lei propostos pela vereadora Luci Duartes (PDT) e aprovados pela Câmara de Vereadores tiveram a sanção do prefeito Jorge Pozzobom nesta quarta-feira (1).
* Duas das novas leis têm foco em alunos com altas habilidade e superdotação: A Lei 6.822 institui o Programa Municipal de Educação Especial e a Lei 6.823 inclui no calendário do município o Dia das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação e o Mês de Informação sobre o tema com o Agosto Laranja.
* Já a Lei 6.825 insere artigos à outra legislação e prevê intervenção do município quando há necessidade de atendimento ao aluno nas áreas de saúde e educação e não há encaminhamento pelos responsáveis.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.