LUNETA ELETRÔNICA. Matrículas no ensino médio e fundamental, o “El Niño” e a situação das lavouras…
Pró-reitor de Graduação da UFSM assume entidade nacional de pró-reitores
Por Paulo André Dutra
* Inicia nesta segunda-feira (13) o período de pré-matrículas para novos alunos da rede estadual no ano letivo de 2024.
* Para todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino, a rematrícula ocorre de forma automática.
* Até 1º de dezembro o procedimento deve ser realizado diretamente no site da Secretaria da Educação, clicando na aba Matrículas e selecionando o ensino de interesse. A partir de 29 de dezembro, ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas.
* Na rede municipal de educação, vai até esta terça, 14/11, o prazo para pedidos de transferência na educação infantil. Tudo será feito através do site. Confira orientações AQUI.
* Para solicitar vaga na educação infantil, o prazo será aberto em 16/11. Caso os pais não consigam ou não tenham acesso à internet, é possível buscar apoio na SMED, nas escolas ou no Núcleo de Matrículas.
* Como não poderia deixar de ser, excesso de chuvas e umidade no solo são as causas do atraso nas culturas de verão e perdas nas de inverno, aponta o Informativo Conjuntural da Emater.
* No plantio, a cultura mais adiantada é a de milho, que alcançou 50% da área. No arroz, 43%. Apenas 9% das lavouras de soja foram semeadas, avanço de 2% em relação à semana anterior.
* 25% é a quebra apurada na produtividade do trigo com 80% da área já colhida.
* Além das perdas, a qualidade dos grãos também foi fortemente afetada. Devido à precipitação contínua, os produtores tiveram dificuldade em realizar manejo adequado de pragas e doenças entre setembro e outubro.
* Jerônimo Tybusch, pró-reitor de Graduação da UFSM, foi eleito para a presidência nacional do Fórum de Pró-Reitorias de Graduação (Forgrad).
* O órgão trata de políticas e diretrizes básicas voltadas para os cursos de graduação. Fazem parte instituições federais, estaduais, municipais e privadas (comunitárias, confessionais e particulares).
* Para o Ministério da Educação, os fóruns são uma fonte importante de consulta à base de quem lida realmente com o dia a dia do ensino de graduação no Brasil, relata Tybusch.
* A escolha foi realizada durante a 36ª edição do Fórum, realizada nos dias 30 e 31 de outubro em Brasília.
‘[…] os fóruns são uma fonte importante de consulta à base de quem lida realmente com o dia a dia do ensino de graduação no Brasil […]’. Ou seja, quem trabalha para tudo continuar como sempre foi. Tudo que precisa de mudança não de hoje e não só uma mudança cosmetica.