DestaqueSanta Maria

SEGURANÇA. Lançada “Operação Papai Noel” na cidade. Brigada Militar e Guarda Municipal juntas

Objetivo é intensificar o policiamento ostensivo e prevenção na época natalina

Lançamento da operação que une as forças de segurança pública na cidade aconteceu nesta quinta (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Por Lenon de Paula / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Durante solenidade realizada nesta quinta-feira (23), na Praça Saldanha Marinho, foi lançada a Operação Papai Noel, da Brigada Militar em parceria com a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A iniciativa tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo e prevenir delitos – em especial na Região Central, nos arredores de estabelecimentos comerciais, bancos e shoppings – principalmente em função das compras de fim de ano e da época em que o comércio atua com horário estendido.

“Conforme o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos. E a Prefeitura de Santa Maria não se omite desse dever. No nosso Ciosp, são mais de 1,2 mil câmeras de segurança cuidando da cidade. Sabemos a importância que todos os setores de Inteligência tem, bem como a integração entre as forças de segurança que o Ciosp proporciona. Por isso, estaremos à disposição para o que for necessário nesta importantíssima operação”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom, durante a solenidade.

A iniciativa ocorre em todo o Estado no mês de dezembro. No entanto, aqui em Santa Maria, a ação foi adiantada porque o horário de funcionamento do comércio será estendido também a partir desta quinta-feira. A operação, que se iniciou hoje, segue até janeiro de 2024, com reforço nas rondas no local, em horários mais críticos, das 17h até o final do turno. A operação ocorre normalmente aos domingos e feriados.

No Município, a ação é coordenada pelo 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar (1º RPMon). O apoio da Prefeitura na Operação ocorre por meio do efetivo da Guarda Municipal de Santa Maria, que irá monitorar o Bairro Centro e proximidades de lojas, bancos, shoppings e demais estabelecimentos comerciais. Pela Brigada Militar, também atuam agentes do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq), da Força Tática e policiamento da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; do superintendente do Ciosp, Sandro Nunes; do superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; dos vereadores Getúlio de Vargas e João Ricardo Vargas, representando a Câmara de Vereadores de Santa Maria; do tenente-coronel Marcus Giovani Mello da Silva e capitã Camila Prochnow, do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPmon); e da Banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS).

Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, Andrei de Lacerda Nunes; e o presidente do Conselho Pró Segurança Pública (Consepro), Luiz Fernando Pacheco.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo