Por Paulo André Dutra / Da Assessoria de Comunicação do Evento
Espírito natalino, cultura e confraternização se encontram na 16ª edição do Natal da Sacada, presente do Instituto de Radiologia São Lucas à comunidade santa-mariense. O encontro em frente à sede da empresa (Rua Tuiuti, 1919) oferece em 12 de dezembro mais uma vez música de qualidade e atrações para encher os olhos e corações das famílias na época mais colorida do ano.
Realizado pela primeira vez em 2006, o evento foi sendo ampliado ao longo dos anos e agregou variadas atrações, atraindo público de todas as faixas etárias e se constituindo como atividade artístico-cultural marcante da cidade no período. Em 2014, o Natal na Sacada passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município através da Lei Municipal 5837/2014. Devido à pandemia da Covid-19, não foi realizado nos anos de 2020 e 2021.
Atrações
Na noite do dia 12, terça-feira, a partir das 21 horas, duas bandas sobem à sacada do Instituto São Lucas para homenagear mulheres que levam o título de “rainhas” do rock’n roll, ambas falecidas em maio de 2023: Tina Turner e Rita Lee. A banda Rocksane explora o vasto repertório da pioneira do estilo no Especial Tina Turner. Figura central do rock nacional, desde os Mutantes até a marcante carreira solo, o Especial Rita Lee estará a cargo da Magical Mistery Band, Juliana Pires e Matheus Lopes.
As vozes do Coral Illumina, projeto desenvolvido pela regente Juliana Pires com alunos da EMEF Duque de Caxias, dão o tom do espírito natalino. No Momento Criança, quatro duendes estarão em busca da estrela da festa, o Papai Noel. Serão intervenções teatrais da Companhia Armazém, interagindo com as crianças da plateia em diferentes momentos da noite.
Para o encerramento, haverá show de fogos de artifício.
O trânsito de veículos na Rua Tuiuti, entre as Ruas do Acampamento e Professor Braga, estará interrompido durante a tarde, com a rua disponível para o público levar sua cadeira e acompanhar as atrações. Em caso de chuva, acontecerá no dia seguinte (13).
O Instituto
O Instituto de Radiologia São Lucas completou, em junho de 2022, 66 anos de pioneirismo no diagnóstico por imagem em Santa Maria. Desde 2002 sob direção de Carlos Alberto Biazús, mudou-se em 2004 para nova sede na Rua Tuiuti, 1919. Como filosofia de trabalho, a empresa busca a humanização no atendimento aos pacientes, primando pela confiabilidade, dignidade, eficiência e calor humano.
Nas últimas décadas, além da atuação na área da saúde, a instituição tem se notabilizado também pelo apoio à cultura em diversas ações. Na EMEF Miguel Beltrame, em Camobi, o Instituto São Lucas contribuiu e buscou apoiadores para o projeto Literaturando, que reestruturou o espaço físico da biblioteca e ampliou o acervo da escola. Desde março de 2022, através do Projeto Educação em Jogo, o Instituto São Lucas promove a prática esportiva nas modalidades de basquete e xadrez para alunos da EMEF Pinheiro Machado, no Bairro Parque Pinheiro Machado. Em outubro, apoiou o lançamento do livro “O Câncer e Eu”, de autoria de Giovanna Castagna, em que a arquiteta relata através de crônicas o enfrentamento à doença.
Todas as iniciativas são custeadas com recursos próprios do Instituto de Radiologia São Lucas, não objetivando benefícios fiscais.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.