DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Cidade no rateio do ICMS, as promoções na segurança e o avanço das lavouras

Nas praias da região, apenas o Passo do Verde continua impróprio para banho

Santa Maria ocupa 18º lugar no ranking das maiores participações do IPM (Foto Reprodução)

Por Paulo André Dutra

* Santa Maria terá uma variação positiva de 4,5% no Índice de Participação dos Municípios para o próximo ano.

* Calculado pela Receita Estadual, o índice aponta como o Estado repartirá cerca de R$ 8,5 bilhões entre as prefeituras. O valor correspondente a 25% da receita de ICMS previsto, considerando as deduções estabelecidas pela Constituição Federal, como o Fundeb.

* A apuração do IPM leva em consideração uma série de fatores definidos em lei, dentre os quais o VAF (Valor Adicionado Fiscal, calculado pela diferença entre vendas e compras das empresas do município), critérios educacionais e populacionais, produção primária, números de propriedades rurais, dentre outros. Saiba mais AQUI.

Praia das Areias Brancas saiu da lista dos balneários impróprios para banho (Foto Renato Moraes/Gazeta de Rosário)

* Dois balneários da região saíram da lista de locais impróprios para banho, aponta o boletim semanal de balneabilidade da Fepam: Fernando Schilling (Rio Jaguari, em Jaguari) e a Praia das Areias Brancas (Rio Santa Maria, em Rosário do Sul).

* Apenas o Passo do Verde (Rio Vacacaí, em Santa Maria) continua na relação dos locais onde o banho não é indicado.

* Dos 90 pontos analisados no Estado, 81 estão próprios para banho e nove apresentam condição imprópria.

* Em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado na noite de sexta-feira (22), 2.540 servidores da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto-Geral de Perícias e da Superintendência dos Serviços Penitenciários receberam promoção de carreira.

* A lista completa dos servidores promovidos pode ser conferida no Diário Oficial. Confira a notícia AQUI.

* Segundo o Governo do Estado, a promoções ocorreram pelas modalidades de antiguidade e merecimento, que levam em conta a classificação dos servidores em critérios internos relacionados à atividade deles em cada instituição.

* Os pedidos das promoções passaram pela análise do Grupo de Assessoramento Especial (GAE) e, após a conclusão dos estudos orçamentários, foram autorizados pelo governo estadual.

Lavouras de milho mantêm potencial e outra parte sujeita a reduções (Foto José Schafer/Emater)

* Para garantir as promoções, serão investidos cerca de R$ 80 milhões.

* Mais uma semana propícia para o avanço da semeadura das culturas de verão, aponta o informativo conjuntural semanal da Emater.

* Chegou a 90% o percentual de lavouras de soja semeadas, recuperando grande parte do atraso do início do período de zoneamento. O desenvolvimento de plantas é satisfatório, principalmente em áreas semeadas após 15/11.

* A área semeada com milho evoluiu pouco, alcançando 89% semeados. Os produtores ainda priorizam a soja, e parte deles só pretende retomar o plantio de milho em safrinha, a partir de janeiro.

* Nas áreas de arroz, o plantio avançou de 85% para 90%. Apesar do progresso, ainda há atraso. Na última safra, o plantio foi concluído na primeira quinzena de dezembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo