Por Paulo André Dutra
* Santa Maria tem o 155ª Produto Interno Bruto do Brasil, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Departamento de Economia e Estatística do Governo do Estado, em parceria com o IBGE, relativo ao ano de 2021.
* A cidade perdeu 10 posições em relação a 2020, quando ocupou a 155ª posição. No ranking estadual, ocupa a 12ª posição, uma abaixo do ano anterior.
* Apesar da queda no ranqueamento, o PIB cresceu de R$ 8.735.114 para R$ 9.562.027 de um ano para o outro.
* No PIB por setor, a melhor participação de Santa Maria é o 6º lugar em serviços.
* No setor agropecuário, Tupanciretã (soja) e São Gabriel (arroz e soja) ocupam o 2º e 4º lugares, respectivamente. Em PIB per capita, Pinhal Grande fica no 4º lugar, com destaque para a geração de energia.
* As informações são divulgadas tradicionalmente com defasagem de dois anos, após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) consolidar todos os dados necessários para o cálculo definitivo do PIB, o que ocorre após esse intervalo de tempo.
* Novos gavetários estão em construção no Cemitério da Caturrita. Serão 100 novas carneiras, iniciadas pela Prefeitura esta semana.
* De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, a meta inicial é a construção de 300 novas unidades nos cemitérios administrados pelo Município.
* O Colégio Riachuelo está doando mais de oito mil livros de literatura para as bibliotecas das escolas municipais até o final de janeiro de 2024.
* Arrecadadas pelos alunos de 12 turmas durante a Gincana Cultural e Solidária, também foram doados materiais escolares como cadernos, lápis, canetas, papéis coloridos e tintas, que serão entregues às escolas do Município no início de 2024.
* Mesmo com chuva, a semana foi boa para o desenvolvimento das atividades de plantio e preparo de solo tanto de pastagens quanto de grãos, favorecendo a evolução da área semeada, aponta o informativo conjuntural da Emater Regional.
* A área plantada de soja na região passou dos 80% durante a semana, subindo 10% em relação ao informativo anterior. No milho, 55% das lavouras foram semeadas.
* Semeadura e ressemeadura de lavouras de arroz atingidas pelas enchentes com avanço significativo, superando 85% da área prevista.
* As informações da Emater continuam limitadas em função da realização da operação padrão, que também ocorre na Fepam. Os servidores estão em campanha salarial.
* Reunião de mediação entre fundações estaduais, Governo do Estado e os sindicatos representativos dos servidores das instituições públicas estaduais, inicialmente marcado para esta quarta-feira (13), acabou adiada para o dia 19/12.
* Segundo o Semapi-RS, o Governo do Estado apresentou novamente proposta de reposição zero. Sem revisão salarial desde 2018, a reivindicação é de 18,1%.
Emater em operação padrão, as plantas estão crescendo mais devagar? Só dando risada.
Santa Maria agrega pouco valor. Ano que vem o ‘ranking’ muda. El Nino, já falam em 30% de quebra de safra no centro-oeste. Pouca chuva. Aqui muita chuva, mas deve embaralhar as cartas. Alas, Azul vai operar no recem inaugurado Aeroporto de Rivera, interligando Uruguay (onde já atende outras duas cidades) e Brasil. Transporte de carga e passageiros. Por aqui só embelezamento do terminal da Base Aerea.