RETROSPECTIVA 2023. Homenagem-desabafo e a morte de um jovem: 5ª nota mais acessada do ano
Rafael Zancan morreu em 13 de maio. No dia 14, o texto de Marilice Daronco
Não é a única crônica ou artigo de grande audiência (como você verá até o fim desta retrospectiva). Mas a carga de emoção que ele contém, no verdadeiro desabafo, assim entendido pelo editor, da jornalista Marilice Daronco, contribuiu para o incrível alargamento do publico atingido.
Publicado na manhã de domingo, 14 de maio, Dia das Mães, é carregado de emoção genuina, como você pode, se desejar, (re)conferir a seguir:
“Sobre responsabilidade e um maior respeito à vida do outro – por Marilice Daronco
Já dizia uma frase muito antiga, que “para tudo há conserto, menos a morte”. E como alguém que acaba de perder um bom amigo e um colega de trabalho em um acidente absurdo, me sinto no dever e no direito de escrever um pouco sobre isso.
Conheci o Rafael Zancan, que faleceu aos 30 anos neste sábado, véspera de Dia das Mães, na Eny Calçados, onde por sinal, seus amigos e colegas de trabalho estão desolados. Mas os fatos em comum das nossas famílias, ambas de Ivorá, já renderam boas conversas (e risadas). Se nós nos conhecemos há poucos anos, nossos antepassados já tinham aprontado bastante juntos pela Quarta Colônia.
O Rafa era um sujeito cheio de afeto. Foi o melhor pai que a Helena poderia ter nos dias em que ela sobreviveu após o nascimento.
Quando nos trazia feijão recém colhido lá de Ivorá, estava sempre preocupado que a gente não carregasse muito peso, mesmo motivo pelo qual fazia questão de abrir as grades da loja todos os dias. Gostava de conversar com o Rafa porque ele era um cara simples, zoador, principalmente quando o time dele, o Internacional, levava a melhor nos jogos, e sempre preocupado com quem estava por perto dele. Paixão maior que o Inter, para ele, só mesmo a família e a Bianca.
Perdemos um sujeito incrível num acidente absurdo. Ele não conseguiu desviar de uma vaca solta na ERS-348, em Val de Serra, quando ele voltava de motocicleta da casa dos pais no domingo, dia 30 de abril…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.