Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Assessoria de Comunicação da Proinova e arte da Fapergs
No fim de dezembro, a UFSM teve duas propostas aprovadas no Edital Fapergs 05/2023 – Monitoramento de Gases de Efeito Estufa nos Campos e nas Florestas. O Edital selecionou cinco projetos de quatro instituições do Rio Grande do Sul, sendo a UFSM a única com mais de uma proposta aprovada. Os projetos aprovados no edital devem ser desenvolvidos durante o período máximo de 36 meses.
A proposta “Estudo micrometeorológico e medidas de gases de efeito estufa no Bioma Pampa: conexões com eventos climáticos extremos” foi aprovada com um montante de mais de R$ 1 milhão. Liderada pelo professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) Michel Baptistella Stefanello, a proposta visa realizar um estudo micrometeorológico no Bioma Pampa.
A metodologia, baseada em torres de fluxo e balões meteorológicos, proporcionará dados cruciais sobre os extremos climáticos e como o bioma reage a tais eventos. De acordo com o professor, o projeto busca promover ações de mitigação das mudanças climáticas no bioma pampa.
A proposta “Monitoramento das emissões de gases de efeito estufa e estoques de carbono visando mitigação e adaptação às mudanças climáticas em sistemas agropecuários e florestais do Rio Grande do Sul” terá um financiamento de quase R$ 4 milhões. Coordenada pelo professor do Centro de Ciências Rurais (CCR) Sandro José Giacomini, concentra-se no monitoramento de gases de efeito estufa e estoques de carbono em sistemas agropecuários e florestais do Rio Grande do Sul. Envolvendo cerca de 40 pesquisadores, o projeto busca avançar no conhecimento dos fatores de emissão desses gases, contribuindo para relatórios de emissões não só do estado mas também do Brasil. Segundo o professor, essa iniciativa destaca a expertise da UFSM na área e promete melhorar índices usados nos inventários de emissões.
Ambas as propostas representam não apenas um investimento significativo em pesquisa e infraestrutura, mas também um reconhecimento do conhecimento da UFSM na abordagem das emissões de gases de efeito estufa. Com metodologias inovadoras, esses projetos buscam ampliar o conhecimento sobre as mudanças climáticas, fornecendo subsídios para mitigação e adaptação futuras no bioma Pampa.
Além deste edital, a UFSM também foi uma das seis instituições aprovadas no edital Fapergs 06/2023 – Programa Techfuturo Semicondutores. A proposta aprovada foi “Projeto e Implementação de Módulos e Componentes (em Software e Hardware) para o Microcontrolador uC32RFBR – Aplicações de Segurança e IoT (MCMC32)”, coordenada pelo professor André Luiz Aita.
O Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV) da Pró-Reitoria de Inovação (Proinova) presta auxílio na prospecção de oportunidades e divulgação dos editais de fomento através do Boletim de Oportunidades publicado quinzenalmente com apoio da PRPGP e SAI, além de suporte aos interessados sobre dúvidas relacionadas aos editais. De acordo com o NPV, os resultados destas ações são positivos para a UFSM (docentes e discentes) e empresas parceiras, pois só no último semestre de 2023, obteve-se mais de 14 aprovações em diferentes financiadoras.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Fapergs ainda existe? E tem dinheiro ainda por cima? Nunca teve!