Por Pedro Pereira
Do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM para o mundo. Deste ano em diante, o árbitro de futebol Rafael Klein e a árbitra assistente Maíra Mastella passam a integrar o quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Naturais das cidades de Poço das Antas e de Cruz Alta, respectivamente, ambos são formados em Educação Física pela Universidade.
Com a nomeação, os dois passam a ter a possibilidade de apitar partidas fora do país, como da Copa Sul-Americana, da Copa Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Além disso, eles se juntam ao santa-mariense – e também graduado pela UFSM – Anderson Daronco, que integra o seleto grupo desde 2015.
Em 2023, o veterano teve a oportunidade de trabalhar em um jogo do time de Cristiano Ronaldo, o Al-Nassr, válido pelo Campeonato Saudita. No último ano, Klein foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho e, no Campeonato Brasileiro Série A, o poçoantense marcou presença em 23 confrontos. Já a cruz-altense atuou em 16 embates da primeira divisão nacional, na temporada passada.
A FIFA não tem só 3 arbitros. Os outros, majoriatiariamente, nem sabem onde fica a UFSM.
Temos que valorizar o que é nosso, os outros árbitros nem precisam saber onde fica a UFSM, assim como nossos árbitros também nem precisam saber onde ficam as Universidades onde outros árbitros concluíram suas graduações.