LUNETA ELETRÔNICA. Energia elétrica e a (falta de) qualidade dos serviços, ERS-149 em Restinga Sêca…
Feiras da semana em SM e o turno estendido na policlínica da Tancredo Neves
Por Paulo André Dutra
* Até o final da tarde desta segunda-feira (22), 16 mil imóveis ainda estavam sem energia elétrica no Estado. A informação consta no boletim de acompanhamento da situação pós-temporal do Governo do Estado.
* No domingo (21), a RGE Sul informou que a situação na região central havia sido normalizada.
* Para tratar desta situação, o governador Eduardo Leite vai conduzir, na quarta (24), reunião com as direções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e representantes das concessionárias.
* Deverá reforçar a cobrança pela qualidade dos serviços e a demora no restabelecimento do fornecimento de energia.
* No pico, o temporal do dia 16 resultou no maior número de unidades consumidoras sem energia em 10 anos: 1,3 milhão de domicílios ficaram sem luz no Estado.
* Continuou neste início da semana a retirada dos galhos no Parque Itaimbé, bem como a limpeza da Praça Ernesto Bottom (Itararé) e área verde do KM 2 (Divina Providência).
* Com tempo seco, outros serviços públicos tiveram andamento, como manutenção de redes pluviais, substituição e instalação de bueiros, recuperação de calçadas, meios-fios e pavimentação.
* A Policlínica Rubem Noal, na Tancredo Neves, terá turno estendido nesta quarta-feira (24), informa a Secretaria de Saúde.
* Das 17h às 20h serão oferecidos atualização de cadastros e cartão SUS, vacinação da Covid bivalente (18+) e vacinas de rotina, consulta médica e coleta citopatológico (preventivo).
* Em 10 locais da cidade, as feiras apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural oferecem produtos coloniais e da agricultura familiar. Confira a agenda.
* De olho nas melhorias realizadas pelo Daer nos acessos às comunidades quilombolas inseridas no Mapa Rodoviário Interativo do Estado, o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno reuniu-se com a direção do órgão na última semana.
* No momento, a autarquia e a prefeitura discutem orçamento e prazos da qualificação para a ERS-149, que cruza a comunidade quilombola de São Miguel.
* Em análise estão recuperação da sinalização e construção de calçadas ao longo do trecho que cruza a comunidade.
* “Este projeto é muito importante para nós, porque a comunidade de São Miguel é dividida pela ERS-149 e há circulação intensa de pedestres. Haverá melhoria na segurança viária tanto para quem transita com veículos quanto para os pedestres”, destacou o prefeito.
‘Deverá reforçar a cobrança pela qualidade dos serviços e a demora no restabelecimento do fornecimento de energia.’ Para ingles ver. Controversias irão terminar no judiciario. Que decidira conforme o jogo do bicho, vale o que esta escrito. Simples assim. Cortina de fumaça também, porque as arvores são responsabilidade dos politicos de plantão.