Por Rosa Maria Ignácio / Da Assessoria de Comunicação da Ulbra
A Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech) lançou o seu primeiro edital do Programa de Incubação Online. A inscrição para submissão de propostas para a incubação de empresas deve ser realizada até 25 de março de 2024, por formulário eletrônico divulgado no site ulbra.br/ulbratech. A divulgação de resultados será em abril e a assinatura de contratos dos 10 selecionados entre maio e junho.
Poderão inscrever-se como candidatos alunos, professores e colaboradores (não poderão participar como candidatos os funcionários que exercerem atribuições típicas de gestor na Aelbra, Rede Ulbra de Educação e colaboradores da Rede Ulbra de Inovação – Ulbratech) e, também, pessoas da comunidade em geral residentes em qualquer região do Brasil.
Serão selecionados projetos de pessoas físicas ou jurídicas, prioritariamente nos segmentos de Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Energias Renováveis, Educação, Indústria Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação, Automação e Engenharias. Detalhes da seleção constam do Edital, também disponível para download no site.
A incubação online terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por até mais 12 meses. Durante o período os empreendedores deverão estruturar a sua empresa e terão acompanhamento periódico pela equipe da Incubadora. O participante poderá se instalar fisicamente em uma das unidades da Ulbra, considerando a disponibilidade de espaços.
Modelo Diferenciado e Vantagens
O diferencial proporcionado pela Incubadora Virtual Ulbratech neste segmento de incubação, no Brasil, é o ecossistema de trabalho em rede, devido à capilaridade entre as suas unidades presenciais de ensino superior e os polos de educação a distância (EAD) distribuídos em vários estados no país. Para o diretor de Inovação da Aelbra, Alexandre Dias Ströher, “esse modelo de gestão tem um forte potencial para consolidar nacionalmente a marca Ulbratech, que já tem 11 anos, porque estamos unificando processos e viabilizando o alinhamento de estratégias”.
Sendo as incubadoras empresariais entidades que têm por objetivo desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso, uma das vantagens do Programa de Incubação Online da Ulbratech para agilizar a capacitação dos empreendedores selecionados é ter diversas parcerias envolvidas. “Além da equipe da Rede Ulbra contamos com profissionais parceiros, que são expoentes em suas áreas, para se alinharem conosco no suporte gerencial. A orientação aos empreendedores ocorre nos aspectos tecnológicos, administrativos, comerciais, financeiros, dentre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa”, afirma Ströher.
Outra vantagem é a facilidade e praticidade da comunicação, pois o modelo online utiliza ferramentas digitai acessíveis, como Google Meet, WhatsApp e o ambiente virtual de aprendizagem da Ulbra.
Ulbratech na Comunidade
Para a Rede Ulbra de Educação a inovação faz parte das políticas institucionais como um processo estratégico. No Programa de Incubação Online, a Ulbratech está alinhada às ações relacionadas ao empreendedorismo e à inovação no ambiente acadêmico e na comunidade em geral.
Para os alunos de graduação e pós-graduação, professores e colaboradores técnico-administrativos da Rede Ulbra, se fortalecem objetivos do programa, como aproximar e manter empreendedores no ambiente da universidade, em qualquer parte do território nacional. Os benefícios para ambas as partes é o desenvolvimento de pesquisas em espaços físicos da universidade; o aumento da empregabilidade e trabalhabilidade dos estudantes da Ulbra; a sensibilização e prospecção de projetos, com o foco em ampliar o seu grau de sucesso e de perenidade do negócio.
A Ulbratech promove conexões e a cooperação entre empresas, instituições de ensino, governo e sociedade. Por isso, na análise das propostas submetidas no Programa de Incubação Online serão considerados: a equipe envolvida no projeto; característica do produto, serviços e processos; tecnologia que será utilizada; estudo do mercado; capital: necessidade de investimento e a fonte dos recursos; gestão: estrutura organizacional e visão de futuro; impacto ambiental e social; e a entrega e apresentação oral do pitch do modelo de negócio.
Pela capilaridade da atuação da Ulbra em uma rede educacional e, consequentemente, o networking proporcionado, outros objetivos do Programa de Incubação Online fortalecem a proposta da relação da Ulbratech com a comunidade como, por exemplo: a integração entre os empreendedores para troca de experiências; a aproximação dos empreendedores do ecossistema de inovação regional, nacional e internacional; a orientação na captação de recursos públicos e privados para o desenvolvimento tecnológico; e a ampliação do grau de sucesso e de perenidade dos empreendimentos.
Estrutura de Apoio
A estrutura da universidade está à disposição dos empreendedores selecionados. Ter seu projeto associado à marca Ulbratech também traz ganhos à credibilidade e perspectivas de negócios. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem permite receber os materiais de estudos para promover a interação entre os empreendedores incubados, realizar reuniões, receber e entregar documentos, entre outros benefícios. Há possibilidade de cooperação com os Centros de Pesquisa da Ulbra e de utilização de laboratórios e outros espaços físicos das unidades para realização de reuniões e eventos; de participação em eventos das áreas administrativas e tecnológica ministradas por profissionais convidados; e de receber orientação para intercâmbio e contato com universidades e ambientes de inovação de mais de 20 países com os quais a Ulbra mantém convênios internacionais.
Lançar o modelo online de incubação no Brasil denota que o incentivo à cultura do empreendedorismo e da inovação está no escopo do momento institucional vivido, identificado internamente como ‘Ulbra em Movimento’.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.