DestaqueSanta Maria

LUNETA. Bloquinho de Prevenção a ISTs no Carnaval, limpeza no Perau e doação de rins no Regional

Influência do clima reduz novamente a estimativa da safra de grãos no país

Atividade de orientação sobre IST durante o Carnaval. Testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites são feitas nas unidades de saúde do município. Foto Prefeitura / Divulgação

Por Paulo André Dutra

* O Bloquinho da Prevenção, da Secretaria de Saúde através da Política HIV e Fórum Municipal do HIV, promoveu orientação sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis em estabelecimentos noturnos da cidade durante as noites de Carnaval.

* Na blitz da folia, preservativos, gel lubrificante e testes rápidos foram distribuídos gratuitamente para os frequentadores.

* “Foliões” que tenham sido expostos ao HIV, podem buscar as unidades de pronto atendimento do município para a profilaxia pós exposição (PEP), medida de prevenção que pode evitar a Aids.

* Consiste no uso de medicamentos antiretrovirais (usado para tratar pessoas com HIV) até 72 horas após a exposição.

* Já a Profilaxia pré-exposição pode ser feita na Casa Treze de Maio (Rua Silva Jardim, 1.280) e nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro. 7

* Segunda-feira (12) foi dia de limpeza na Estrada do Perau. Equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalhou no corte de grama e recolhimento de resíduos descartados no local.

“Bloco” da Secretaria de Infraestrutura em ação na Estrada do Perau. Foto Prefeitura / Divulgação

* O serviço ocorreu também na Rua Célio Schirmer e Travessa Ceará.

* Vias sem pavimentação também receberam manutenção durante o Carnaval. Rua Júlio Colpo do Amaral (Camobi), e Estradas do Quilombo, Quebra Dente, Santo Antônio e 12 de Maio, no distrito de Boca do Monte foram atendidas. 

* O Hospital Regional de Santa Maria fez a primeira captação de rins do ano nesta segunda-feira (12). Uma mulher de 69 anos foi a doadora.

* De acordo com a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, a fila de espera por um rim no Estado é de 1.218 pessoas, e 1.168 transplantes ocorreram de 2021 a 2023.

* Atualmente 2.650 pessoas aguardam na fila por um transplante de órgão no Estado: coração (12), córnea (1.190), fígado (166) e pulmão (64).

* “Para se tornar um doador, basta conversar com a sua família, expressando o seu desejo em ajudar a dar uma segunda chance a quem está na angustiante lista de espera”, destaca o assessor técnico da Central de Transplantes do RS, James Cassiano.

* Novamente reduzida a expectativa da safra de grãos 2023/24. Segundo o 5º Levantamento da Conab, o volume colhido deve ser 6,3% inferior ao obtido na safra passada, o que representa 20,1 milhões de toneladas.

* Quando comparada com a primeira estimativa desta safra, a atual projeção apresenta uma diminuição de 17,7 milhões de toneladas.

* Principais culturas do país, as lavouras de soja e milho vem sido afetados negativamente pelo clima em importantes regiões produtoras desde o plantio, o que tem movimentado para baixo o potencial produtivo.

* A produção de soja projetada, de 149,4 milhões de toneladas, representa queda de 3,4% em relação à safra anterior. Já se for considerada a expectativa inicial desta temporada, a quebra chega a 7,8%.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo