LUNETA ELETRÔNICA. Blattes preside o TJ até esta sexta, Imposto Solidário e a obra no Parque Itaimbé
Edital para apresentações no Treze de Maio e número de mortes no trãnsito
Por Paulo André Dutra
* O santa-mariense Sérgio Blattes, desembargador do Tribunal de Justiça, assumiu a presidência da Corte interinamente até esta sexta-feira (23).
* Atual 2º vice-presidente, Blattes substitui o presidente Alberto Delgado Neto, em viagem à Brasília para a posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal, realizada nesta quinta-feira (22).
* Será lançada na próxima terça-feira (27), às 9 horas, na sede da APAE, a Campanha Imposto Solidário 2024.
* O período de destinação do Imposto de Renda (IR) para os projetos começa em 15 de março e vai até 31 de maio. Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda por deduções legais (modelo completo) poderão destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para o Fundo Municipal do Idoso, e 3% para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
* Pessoas jurídicas que declaram o imposto de renda (IR) pelo lucro real podem destinar 1%. As destinações podem ser feitas no site da Prefeitura de Santa Maria.
* Em 2023, o Imposto Solidário arrecadou cerca de R$ 5 milhões para os Fundos Municipais. Poderia ter chegado a R$ 50 milhões.
* Até 3 de março, projetos culturais que tenham interesse em realizar apresentações artísticas no Theatro Treze de Maio podem apresentar propostas. O edital está com inscrições abertas.
* Serão selecionadas 20 propostas de apresentações artísticas que terão disponíveis toda a infraestrutura de palco, sonorização, iluminação e demais serviços do teatro.
* Uma quadra exclusiva para crianças, a terceira a ser construída no Parque Itaimbé, é a bola da vez na reforma do espaço público.
* Ela fica próxima da pista multiuso, na Avenida Itaimbé, destinada ao uso por crianças se desenvolverem na prática do skate, roller, patins, bicicleta e atividades múltiplas.
* Na quadra de areia, na Avenida Itaimbé, próximo à Rua Henrique Dias, já foram preparadas armações para a instalação das redes de proteção no entorno.
* Caiu em 8% o número de mortes no trânsito em 2023, aponta o balanço de acidentalidade divulgado pelo DetranRS e apresentado para o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, nesta quarta-feira (21). Engloba rodovias e vias municipais do Rio Grande do Sul.
* Foram 1.572 vítimas fatais em acidentes de trânsito no ano passado contra 1.707 em 2022, o que inclui pessoas que morreram no momento do acidente ou feridos em até 30 dias após o ocorrido.
* Vítimas na faixa de 65 a 74 anos concentram a maioria das mortes no trânsito (132 ocorrências), superando os mais jovens, a partir dos 20 anos.
* Homens morrem quatro vezes mais do que as mulheres, proporção estável desde o início da série histórica, em 2007.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.