LUNETA. Trânsito e saúde no Carnaval, Aedes aegypti na região oeste e inscrições para o Mãe Gaúcha
Pulverização, busca pelo mosquito e atualizações nos números da dengue
Por Paulo André Dutra
* Em ritmo de pré-Carnaval, ações da Prefeitura visam prevenir e conscientizar a população. Saúde e trânsito são o foco.
* Na manhã desta quinta-feira (8), blitz educativa na Avenida Hélvio Basso orientou sobre trânsito seguro. Participaram Secretaria de Mobilidade Urbana, Comando Rodoviário da Brigada Militar, PRF e Sest/Senat.
* Cerca de 350 motoristas foram abordados e receberam orientações sobre o respeito à legislação e riscos do consumo do álcool ao volante.
* Na área da saúde, a Secretaria Municipal com Equipe da Política HIV e Fórum Municipal do HIV realizam pela segunda vez o Bloquinho da Prevenção do HIV e das demais infecções sexualmente transmissíveis.
* Nesta sexta-feira (9), será realizada uma ação das 20h à meia-noite, em estabelecimentos noturnos, distribuidoras de bebidas e clubes do centro.
* Nos locais, os profissionais irão distribuir preservativos, gel lubrificante, autotestes do HIV e informativos sobre a prevenção combinada.
* Em 2023, a iniciativa distribuiu mais de 3 mil preservativos entre 14 estabelecimentos noturnos visitados.
* Até o final da semana, mais de 170 quadras da Nova Santa Marta sejam pulverizadas com o inseticida biológico contra o mosquito da dengue, chikungunya e a zika vírus.
* Na semana seguinte, o carro vai aos bairros Tancredo Neves e Juscelino Kubistcheck.
* Ao mesmo tempo, servidores da Vigilância em Saúde vistoriaram residências em busca ativa por criadouros do mosquito, o que ajuda a reduzir a presença do mosquito e a propagação de doenças.
* No painel da dengue da Secretaria Estadual de Saúde, Santa Maria passou de 16 para 21 casos confirmados de dengue e 108 casos em investigação, 18 a mais do que a atualização anterior.
* Todos os municípios do Estado já podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
* Com a presença de autoridades, dentre elas o governador Eduardo Leite, vice Gabriel Souza e secretário Beto Fantinel, o programa foi lançado nesta quarta-feira (7) no Palácio Piratini.
* A iniciativa distribuirá 24,7 mil kits de enxoval para bebês a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, que residam nos municípios que aderirem ao edital e que estejam inscritas ou recebam o Bolsa Família.
* A expectativa é que a distribuição dos kits comece a partir da segunda quinzena de março.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.