DestaqueEducação

PESQUISA. Observatório da Comunicação de Crise lança “e-book” sobre risco e crise nas organizações

Obra já está disponível e conta com dez entrevistas e vinte artigos de opinião

Com texto e informações da Coordenação Geral do “OBCC”

O e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas”, comemorativo ao primeiro ano de implementação do Observatório da Comunicação de Crise (OBCC), foi lançado nesta segunda-feira e encontra-se disponível para download gratuito no portal do OBCC. O livro é composto pelos principais conteúdos publicados no portal e organizados pelo professor doutor Jones Machado, Coordenador-Geral do OBCC.

Trata-se de dez entrevistas e vinte artigos de opinião de especialistas: professores universitários, pesquisadores, consultores em gestão de crise e gestores de empresas de comunicação. Dentre os temas abordados pelos autores e entrevistados estão inteligência artificial, cobertura midiática, media training, reputação, diversidade, visibilidade, entre outras interfaces relacionadas aos assuntos-chave do Observatório: risco, crise e comunicação.

A comunicação tem papel essencial no processo de gestão e gerenciamento de riscos e de crises. É ela, juntamente com setores específicos das organizações (compliance, gestão de riscos, governança, segurança do trabalho, e outros), que se revelam competentes para a prevenção, por dar a conhecer, pela transparência e pela mitigação dos danos, evitando mortes, desgastes de reputação e imagem, ainda mais prejuízos e crises em série.

Para Timothy Coombs, “a comunicação é a essência da gestão de crises. Uma crise ou ameaça de crise cria uma necessidade de informação. Através da comunicação, as informações são coletadas, processadas em conhecimento e compartilhadas com outras pessoas. A comunicação é crítica em todo o processo de gestão de crises”. No entanto, muitas vezes a comunicação é negligenciada, pois além de não existir a cultura de gestão de crises no Brasil, as práticas de comunicação de crise são igualmente relegadas.

Em face desse cenário, o e-book tem o objetivo de fomentar, propagar e fortalecer a cultura da prevenção e da gestão de riscos e de crises no Brasil a partir da circulação do conhecimento. A obra conta com o prefácio da professor doutora Andréia Silveira Athaydes (UFSM), Coordenadora do Latin American Communication Monitor no Brasil. Para ela, “para os que já atuam na temática, a obra propicia a reflexão sobre o seu “fazer” a fim de qualificar e aprofundar o conhecimento sobre o tema. Afinal, a crise é excelente para nos transformarmos em pessoas e organizações melhores”.

Link para download: https://ufsm.br/r-880-292

Confira a lista de autores e entrevistados:

Ana Flávia de Bello (CEO | Cosafe LATAM)

Ana Karin Nunes (Professora e Pesquisadora | UFRGS)

Ana Paula Sartor (Diretora de Engajamento Corporativo e Reputação | Edelman)

Anik Suzuki (Fundadora e CEO | ANK Reputation)

Carolina Frazon Terra (Professora e Pesquisadora | USP e Cásper)

Daiane Scheid (Professora e Pesquisadora | UFSM)

Diego Wander da Silva (Professor e Pesquisador | UFRGS)

Elsa Lemos (Especialista | Elsa Lemos Crisis Communication)

Érica Ruiz (CEO | Consultoria Crisis Solutions)

Gisela Gonçalves (Professora e Pesquisadora | UBI)

Gisele Lorenzetti (CEO | LVBA Comunicação)

João Fortunato (Jornalista e Professor | R&F Comunicação Corporativa)

João José Forni (Professor e Consultor | Comunicação & Crise)

Jones Machado (Professor e Pesquisador | UFSM)

Lana D’ávila Campanella (Professora e Pesquisadora | UFSM)

Mateus Lourenço de Paula (Coordenador Nacional de Comunicação | PRF)

Otavio Novo (Professor e Profissional de Gestão de Riscos e Crises | Novo8)

Patrícia Brito Teixeira (Diretora | WePlanBefore)

Patrícia Milano Pérsigo (Professora e Pesquisadora | UFSM)

Rosângela Florczak (Professora e Pesquisadora | PUCRS)

Valdeci Verdelho (Jornalista e Especialista em gestão de crise | Verdelho Comunicação)

Wilson da Costa Bueno (Consultor e Professor sênior | USP)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo