Por Maiquel Rosauro
João Vestena (PSB), ex-prefeito de Júlio de Castilhos em três mandatos, tentará retornar à Prefeitura. O político anunciou que, em 16 de março, às 19h, no Clube União Esportivo, em Júlio de Castilhos, oficializará sua pré-candidatura.
Vestena comandou o município em duas gestões consecutivas, entre 2005 a 2012, e mais recentemente entre 2017 e 2020. Ele tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado por Bernardo Quatrin Dalla Corte (PSDB), que fez 6.228 votos (52,68%). Na ocasião, o socialista registrou 5.595 votos (47,32%).
Nos últimos quatro anos, Vestena tem atuado na Câmara de Vereadores de Santa Maria como assessor parlamentar do vereador Danclar Rossato (PSB). Ele ficará no cargo até o final deste mês, já que precisará se desincompatibilizar da função para concorrer em outubro.
Janela partidária
O período de janela partidária abre nesta quinta-feira (7) e segue até 5 de abril. Esta é a oportunidade para vereadores trocarem de partido sem perder o mandato.
Em Santa Maria, ao menos cinco parlamentares estão com o “passe” valorizado e são especulados em outras legendas.
Anita Costa Beber (PP) e Danclar Rossato (PSB) estão na mira do Podemos; Roberta Pereira Leitão (PP) e Tubias Callil (MDB) são o sonho do PL; e o presidente da Câmara, Manoel Badke – Maneco (UB) é aguardado no Republicanos.
Corsan
A Comissão Especial da Corsan, da Câmara de Vereadores de Santa Maria, realizará uma reunião pública para tratar das demandas referentes ao saneamento (questão do esgotamento) do Bairro Camobi e de parte da região Leste de Santa Maria. A atividade ocorrerá no CTG Sentinela da Querência, Rua Silvino Jacob Zimmermann, 115, em Camobi, nesta sexta-feira (8), a partir das 18h.
O colegiado é composto por Anita Costa Beber (PP), presidente; Adelar Vargas – Bolinha (MDB), vice-presidente; e Tony Oliveira (Podemos), relator. Além do trio, Maneco também confirmou presença.
O superintendente da Corsan, José Epstein, também deve participar do ato.
Sim, dado o tempo que se fala no saneamento em Camobi, agora, com esta comissão, com certeza ‘vai’.