
Por Claudemir Pereira / Editor do Site
O que se esperava aconteceu: apenas duas chapas se inscreveram (e foram homologadas nesta terça-feira) para disputar a reitoria (e a vice) da UFSM, na pesquisa marcada para 25 de junho, com o voto de todos os segmentos da instituição.
De um lado, a situação, que defende a atual reitoria, representada pela vice-reitora Martha Adaime, como candidata a reitora, e o diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, como vice.
De outro, a oposição, representada pelo ex-titular do cargo máximo da instituição, Felipe Müller, concorrendo a reitor, e Alessandro Dal’Col, diretor do Centro de Ciências Rurais, como vice.
Agora, é esperar a campanha eleitoral, que começa oficialmente no dia 21. É o que aponta o calendário eleitoral, cujas principais datas você confere a seguir:
- 20 de maio de 2025: divulgação da lista final de inscrições homologadas;
- 21 de maio a 24 de junho de 2025: período para apresentação das propostas das chapas à comunidade;
- 25 de junho, das 07h às 22h: votação eletrônica;
- 25 de junho de 2025, às 22h30min: previsão de divulgação do resultado preliminar da pesquisa;
- 7 de julho de 2025: divulgação do resultado final da pesquisa de opinião, que será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSU).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Comissão Especial (comissao.especial@ufsm.br) ou pelo site oficial da pesquisa.
Pois há registros de quem foi a uma inauguração de mural artístico e discursou sobre as dificuldades de acesso ao ensino superior para “pessoas normais” e “pessoas trans”.
Cavalo do comissário não perde nenhum páreo. O seis na oposição e a meia duzia na situação.