Calourada Segura: todos nós cuidando de todos nós – por Jorge Pozzobom
“Além da diversão toda, a nossa prioridade é com a segurança das pessoas”
Ainda lembro do dia em que eu passei no vestibular. A emoção de ter o nome na lista dos aprovados é indescritível. Primeiro, eu tentei Medicina, depois, passei em Direito. O curioso é que com a nota da aprovação, eu entraria em Medicina. Pois bem. Tenho certeza que a minha formação jurídica foi essencial para que eu exercesse um bom trabalho como vereador, e, por duas vezes, eleito deputado e, na sequência, prefeito desta cidade que tanto amo.
Governar a Cidade Universitária é um privilégio, mas, claro, requer estar preparado para enfrentar grandes desafios, entre tantos, o principal: cuidar das pessoas. E é por isso que preparamos mais uma Calourada Segura, ou seja, para acolher com amor, carinho e segurança os nossos universitários.
Todos os anos, nossas faculdades e universidades abrem as portas para receber seus veteranos e, também, novos estudantes, chegando a somar mais de 25 mil graduandos em suas salas de aula. Lembrando que muitos deles vêm de outra cidade, por vezes, sozinhos, por outras, acompanhados dos familiares. E o que essas famílias mais desejam para os filhos, além do tão sonhado curso superior? Digo, com toda certeza, tanto quanto homem público quanto como pai e cidadão, que seus filhos estejam em segurança.
Por isso, a Prefeitura de Santa Maria espera todos vocês nesta que será a maior edição da Calourada Segura na nossa Gare da Viação Férrea. Lembrando que, para este ano, o evento traz muitas novidades, começando pelo número de dias que, agora, passa para seis, em vez de quatro. No próximo sábado (9), teremos a abertura com o Pode Chegar, uma festa para toda a família, em que, além das atrações musicais, serão oferecidos serviços importantes, tais como estande da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) e de instituições de Ensino Superior, bem como serviços de saúde, imobiliários, bancários, Espaço Kids, entre outros.
Outra novidade importante da Calourada Segura é a Professorada, na qual os educadores participarão da 1ª Corrida do Professor. As 400 inscrições foram esgotadas rapidamente. Os participantes puderam escolher entre uma caminhada de 2 quilômetros ou corrida de 3 ou 5 quilômetros. Eu estarei correndo entre eles.
Mas além da diversão toda, que vai até a quinta-feira (14), a nossa prioridade é com a segurança das pessoas. Foi pensando nisso, embora enfrentando muita resistência, que mudamos a Calourada – que acontecia naturalmente na Praça Saturnino de Brito – para a Gare. Nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, fez o planejamento do evento junto ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), o qual inclui todos os órgãos de segurança do Município, com objetivo principal de proteger os participantes.
Desta forma, um grande efetivo de segurança pública, também com o apoio do governo do Estado, irá ocupar toda a região do evento, sendo que tudo será monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Mais uma vez eu reforço: toda e qualquer intenção de prejudicar a Calourada será devidamente impedida. Ninguém, por exemplo, poderá entrar com garrafas ou copos de vidro, bem como quaisquer objetos cortantes. Não iremos deixar passar nada suspeito.
Reforço que essa festa foi preparada com muito carinho para vocês, estudantes. Aproveitem esses seis dias com responsabilidade e muita alegria, afinal, a tão sonhada entrada na universidade precisa ser comemorada. E nós, como Poder Público, nos empenhamos em fazer a nossa parte para que fiquem apenas boas lembranças dessa Calourada. É a cidade cuidando das pessoas!
A Calourada 2024 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism). A 1ª Professorada conta com o apoio das assessorias esportivas Italo Ribeiro, Go Fit, Pro Elite e Fênix.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Marcelo Oliveira/Prefeitura de Santa Maria.
Duas coisas funcionam no paço municipal: o setor de marketing e o setor de eventos. Que são imprescindiveis no poder publico.
‘Tenho certeza que a minha formação jurídica foi essencial para que eu exercesse um bom trabalho […]’. Se do alto da sua humildade o alcaide acha que faz um bom trabalho, nada a acrescentar.
‘O curioso é que com a nota da aprovação, eu entraria em Medicina.’ Não é possivel afirmar isto, porque na suposição a unica coisa que muda é a opção de curso, o que beneficia o argumento. Se a prova fosse para medicina outros candidatos fariam a prova e a nota poderia não ser suficiente.
‘Todos nós’ quem cara palida?