Por Maiquel Rosauro
Pelo menos três vereadores vão estar ausentes da sessão plenária desta quinta-feira (14), no Legislativo de Santa Maria. Danclar Rossato (PSB), Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Tubias Callil (MDB) estarão Porto Alegre, assim como estavam, até esta quarta (13), Alexandre Vargas (Republicanos), Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Anita Costa Beber (PP). Na próxima semana, mais viagens estão previstas.
Danclar e Paulo Ricardo participam, nesta quinta, às 10h, de uma reunião com o presidente estadual do PSB, Márcio Bruck. A dupla ainda terá um compromisso, às 14h, na Secretaria Estadual de Educação. A viagem é custeada com recursos próprios dos vereadores.
Tubias, por sua vez, tem reuniões marcadas no Tribunal de Contas do Estado e no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs). A viagem do emedebista também não terá custos para a Câmara.
Entre segunda (18) e quarta-feira (20), quem estará em Porto Alegre será o vereador Admar Pozzobom (PSDB). Entre os compromissos está uma audiência pública, na segunda, às 15h, na Assembleia Legislativa com o tema “Estomias – Uma deficiência invisível e seus problemas”.
Na terça (19) e na quarta (20), Valdir Oliveira (PT) e Paulo Ricardo irão cumprir uma extensa agenda em Brasília que contempla visitas a deputados federais, senadores e ministros. O objetivo é buscar recursos para Santa Maria e viabilizar a implantação de programas sociais do governo Federal.
Semana passada, quem pegou a estrada rumo a Porto Alegre foi João Ricardo Vargas (PP). Na quinta (7) e na sexta-feira (8), o progressista esteve cumprindo pautas relacionadas à segurança pública. A viagem ocorreu sem custos ao Parlamento.
Quem também andou perambulando pelo Estado, na semana passada, foram Tubias e Roberta Pereira Leitão (PP). A dupla marcou presença na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, na terça (5), mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou a feira. A viagem foi feita com recursos dos próprios vereadores.
Demandas
Alexandre Vargas, Bolinha e Anita encerraram um giro de três dias em Porto Alegre, onde deixaram uma série de demandas santa-marienses. No roteiro estava, por exemplo, uma reunião com o secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes, na qual foi solicitada a perfuração de poços artesianos nas localidades de Canabarro, Rincão do Soturno e Três Barras.
O trio também bateu na porta de diferentes órgãos para reclamar pessoalmente sobre o fechamento da unidade do Corpo de Bombeiros na região Oeste de Santa Maria.
Turismo politico. Qua ainda por cima gera ‘noticia’, ou seja, propaganda eleitoral grátis.