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CÂMARA. Vereador quer que a Prefeitura explique “retrabalho” que teria provocado custo R$ 500 mil

Verba teria sido usada na contratação de empresa para fazer cálculo tarifário

Pablo Pacheco ficou insatisfeito com resposta dada pela prefeitura e se manifestou na tribuna da Câmara, na sessão desta terça

Da Assessoria de Imprensa do parlamentar / com foto de Gustavo Nuh/Câmara

Pauta central do mandato do vereador Pablo Pacheco (PP), a licitação do transporte coletivo de Santa Maria, foi o tema de uma cobrança do parlamentar na sessão plenária ordinária desta terça-feira. O progressista trouxe, segundo ele, um dado concreto: o Executivo municipal, em menos de dois anos, pagou duas vezes por um mesmo serviço.

Conforme Pacheco, a prefeitura gastou mais de R$ 500 mil com a contratação de serviços de empresas diferentes para um mesmo objeto. Na mais recente situação, ainda em dezembro de 2023, o governo municipal contratou a L.M.D.M. Consultoria Empresarial Ltda, empresa de Curitiba, a um custo de R$ 300 mil, para a elaboração de cálculo tarifário do transporte coletivo. Antes disso, a mesma situação, já havia sido motivo de um desembolso da prefeitura, em 2022, quando a empresa Pró-Cidades, de Porto Alegre, contratada pela prefeitura, recebeu R$ 200 mil.

Frente a essas situações, o vereador questionou, por meio da Lei de Acesso à Informação, o Executivo quanto à dupla contratação com o mesmo objetivo. Porém, a resposta não foi satisfatória. 

“E (a resposta) que eu recebi da prefeitura ao meu pedido de informação foi que (o Executivo) não poderia me mandar por que isso faria parte da base do processo licitatório. E aí eu pergunto: qual processo licitatório? Cadê?”, cobrou incisivamente o parlamentar.

Na ausência de um vereador líder de governo, o que até o momento inexista na Câmara, o parlamentar Pablo Pacheco adiantou que não deixará o tema cessar e que buscará as respostas necessárias ao que considera “falta de transparência” da gestão Jorge Pozzobom.

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3 Comentários

  1. Pelo jeito fizeram o calculo em 22 para licitar. Adiaram a licitação e dai as ‘contas’ caducaram. Refizeram em 2023. Como a licitação não saiu ainda pode ser que aconteça de novo. IncomPeTencia no puxadinho.

  2. Tenho verificado que várias informações que o Portal de Transparência deveria ter atualizado demoram pra ser lançados. E com relação ao processo licitatório ele deve ser público.

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