DestaqueSanta Maria

CIDADE. Empresa de Triunfo confirmada como a construtora do Memorial às vítimas da boate Kiss

Prazo para conclusão da obra é oito meses, após assinada Ordem de Serviço

Por Gabriel Marques (com Arte de Motta e Zene Engenharia e Arquitetura) / Da Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, em conjunto com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), comunica que foi homologada, nesta terça-feira (19), a empresa vencedora do processo licitatório para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss, no local onde funcionava a casa noturna em Santa Maria, na Rua dos Andradas. A Infa Incorporadora Ltda, de Triunfo, apresentou a menor proposta para a execução do serviço, no valor de R$ 4.870.004,68, superando outras quatro concorrentes. O prazo para a conclusão, a contar da assinatura da ordem de serviço, é de 240 dias (8 meses).

“O Memorial da Kiss vai ter um simbolismo muito grande para Santa Maria. Vamos desfazer a ruína e construir a memória, literalmente”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, a construção do memorial era um desejo antigo e que agora será alcançado:

“Santa Maria, os sobreviventes, e as famílias, precisavam virar essa página de dor, e a boate naquele estado era uma ferida aberta. Que assim, a dor dê lugar à memória a todas as vítimas da tragédia através deste novo local”.

Estrutura

A busca pelo Memorial às Vítimas da Boate Kiss ocorre desde 2013, ano em que aconteceu o incêndio na casa noturna e resultou em 242 mortes e em mais de 600 feridos. O projeto arquitetônico foi escolhido por meio de concurso nacional aberto de arquitetura, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) do Rio Grande do Sul em 2018, em que foram entregues 121 propostas.

A proposta escolhida por unanimidade pelo júri como vencedora foi a do arquiteto Felipe Zene Motta, da empresa Motta e Zene Engenharia e Arquitetura, de São Paulo, que prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. À sua volta, haverá 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.

O memorial terá 383,65m² de área total construída e distribuída em um único pavimento que inclui sala de escritório, sala multiuso, auditório, banheiros masculino e feminino, acessos ao auditório, depósito, área técnica, varanda e jardim. A construção terá uma estrutura mista de concreto armado e de madeira laminada colada (MLC).

PARA LER NO ORIGINAL, e ainda conferir outras imagens, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo