Por Rubens Miola Filho (com foto de Reprodução) / Da Assessoria de Imprensa do Cineclube Odysseia
A primeira exibição do ano ocorre em lembrança aos 60 anos do golpe militar no Brasil. O filme exibido é ‘Pra Frente Brasil (1982)’, dirigido por Roberto Farias.
Após ser confundido com um ativista político, um pacato cidadão da classe média é preso e torturado por agentes federais durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 1970.
O contexto do filme se passa no auge da repressão durante a ditadura militar no Brasil, sob o governo de Emílio Garrastazu Médici, durante o ‘milagre econômico’.
Os indicadores econômicos favoráveis eram divulgados pela mídia censurada, enquanto a concentração de renda e a pobreza aumentavam. Isso gerava um sentimento nacionalista, intensificado pela vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, representada pela canção ‘Pra Frente Brasil’.
A exibição ocorre no Salão Acústico do prédio 14, Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), e ao término do filme, são promovidas discussões sobre as obras.
Pra Frente Brasil
Thriller/Drama (Duração 1h e 50 min)
Sábado, 23 de março, 14h.
Salão Acústico do prédio 14 do Conjunto III – UFN
Silva Jardim, 1175 – Bairro Rosário
Entrada Franca
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.