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ECONOMIA. Está no ar a campanha “O Barato Sai Caro”, lançada nesta quarta pelas entidades de SM

Objetivo é conscientizar consumidores sobre os prejuízos do comércio informal

Por Guilherme Bicca / Da Assessoria de Comunicação da CDL Santa Maria

Márcio Rabelo, pelas entidades, explicou as razões da campanha (Foto Thalya Paust/Divulgação)

Autoridades, representantes de entidades e imprensa estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (27) para o lançamento da campanha “O Barato Sai Caro: Diga Não ao Comércio Informal”, realizado pelas entidades empresariais de Santa Maria com apoio da Prefeitura Municipal.

O presidente da CDL Santa Maria, Márcio Rabelo, falou em nome das entidades realizadoras sobre a campanha: “em um primeiro momento queremos conscientizar a população para os malefícios, os danos, que ela sofre ao consumir esses produtos que são feitos sem nenhum tipo de controle de qualidade. Depois, dar suporte à fiscalização da Prefeitura que sofre muitos ataques sempre que precisa realizar o seu trabalho. E por fim, mas talvez o mais importante, é oferecer uma porta de saída às pessoas que hoje se sustentam através do comércio informal, mas querem uma alternativa. Pessoas que são exploradas, trabalham sem nenhum tipo de direito trabalhista e são colocadas à margem da sociedade por essas organizações que controlam esse negócio”. 

Em sua manifestação, o vice-prefeito Rodrigo Décimo falou sobre o viés da arrecadação de impostos por parte do município e surpreendeu: “claro que há uma evasão fiscal. Mas… e aí falo por mim, não é o que mais me preocupa. O que mais me preocupa é tirar essas pessoas das ruas e dar condições para que elas possam lutar por um trabalho digno, com direitos, com salário fixo. Todo trabalhador informal está ali buscando o sustento da sua família, buscando levar o pão para casa. Mas a gente sabe que, por trás, elas são exploradas. É isso que mais nos preocupa”.

Já o prefeito Jorge Pozzobom fez um apelo àquela parcela da população que julga como injusto o trabalho da Prefeitura ao fazer cumprir a lei e retirar os informais das ruas: “é preciso haver compreensão. A Prefeitura é muito cobrada para resolver o problema do comércio informal que, convenhamos, é muito difícil de resolver. Mas é preciso compreensão de alguns santa-marienses que atacam os fiscais com xingamentos, palavrões, quando estão fazendo o seu trabalho”. E reiterou que “o comércio informal não é só um problema de Santa Maria. Porto Alegre sofre com isso, Gramado está sofrendo com isso. Nossa cidade tem quase 300 mil habitantes e não temos fiscais suficientes para resolver todos os problemas que precisam ser resolvidos. Vamos precisar do apoio da população e essa campanha está aí para ajudar nisso”.

A campanha

A campanha, além de ter seu slogan divulgado em jornais, sites, rádios e até outdoors, vai abordar diferentes aspectos do comércio informal através de uma série documental. Esta série será semanal, trazendo em vídeos entrevistas com autoridades, empresários e especialistas. 

Os vídeos serão postados originalmente no canal oficial da campanha no Youtube em @OBaratoSaiCaro. Mas as entidades realizadoras e Prefeitura irão replicá-los, toda semana. Além disso, os vídeos serão exibidos em portais de notícias, TV Santa Maria e TV Diário; e ainda redes sociais dos principais veículos de comunicação da cidade.

Capacitação para trabalhadores informais

Durante o lançamento, muito se falou sobre a preocupação com os trabalhadores informais. Pois a campanha dará movimento a alguns programas de capacitação já existentes, como o Emprega Santa Maria, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, e outras iniciativas do Sistema S. Inclusive, buscando absorver a oferta de profissionais advinda desses cursos através de suas empresas associadas.

Além disso, para aqueles trabalhadores informais que querem se tornar empreendedores, a Incubadora Social da UFSM terá vagas para cursos e capacitações voltados ao empreendedorismo, habilitando-os a seguir esse rumo. Em paralelo, a Prefeitura em parceria com a Imembui Microfinanças, oferece créditos a juro zero para microempreendedores individuais.

Episódios

O primeiro episódio, que se trata mais de um prólogo, uma apresentação da campanha à população, já está no ar. Na próxima semana, o vídeo terá a participação da chefe da Delegacia da Polícia da Rodoviária Federal, Ana Cristina Londe Nogueira Aguirre; do Delegado Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz; e do delegado da Receita Federal em Santa Maria, Alexandre Riguês.

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