EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. Sucessora da Feira das Profissões, a PROFITECS chega à segunda edição com promessa de movimentar a UFSM

O nome é comprido. Mas faz sentido. É a Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços. Ou, simplesmente, PROFITECS. Que chega à segunda edição prometendo movimentar o campus da UFSM, em Camobi, entre amanhã e sábado.

Uma ampla programação (confira AQUI) foi elaborada para atender aos milhares de visitantes, a maior parte adolescentes no final do ensino médio. Mas também um outro público, que costuma aparecer e conhecer o que tem a Universidade e até o que a comunidade pode oferecer.

Haverá, também, uma mostra cultural, com a previsão, já nesta quinta-feira, de um concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. E num horário bastante alternativo, ao meio dia e meio, no palco principal montado no Centro de Eventos da instituição.

A PROFITECS é a sucessora da Feira das Profissões, que aconteceu durante nove anos e era, basicamente, promovida por uma organização privada, ainda que com a coordenação da UFSM. Agora, é tudo com a própria Universidade. Mas vale a pena conferir material originalmente publicado no sítio da instituição e que traz, inclusive, a palavra de quem atuou muito de perto nos eventos anteriores. O texto é da estudante de jornalismo Fernanda Arispe. Acompanhe:

PROFITECS: a evolução de um conceito

Entre os dias 24 e 26 de maio, a UFSM realizará a segunda edição da Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços, a PROFITECS. A mostra acontecerá no Centro de Eventos, no campus, e funcionará nos dias 24 e 25 das 9 às 17 horas e no dia 26, das 9 às 20.

Entre os anos de 1998 e 2006, a UFSM realizou nove edições da Feira das Profissões. Segundo Nériton Clay Oliveira Porto, que foi coordenador da Feira, em suas últimas cinco edições, a Feira das Profissões tinha como principal objetivo divulgar a UFSM, seus cursos de graduação, pós-graduação, ensino médio, projetos de pesquisa e extensão. Nériton diz: “A Feira das Profissões se constituía como uma abertura de um espaço para comunidade conhecer as instalações da Universidade, seus benefícios e seus produtos, ou seja, seus cursos”.

Ele conta que a Feira das Profissões, que assim como a Profitecs, também era realizada no Centro de Eventos, tinha como uma de suas características o fato de ser fruto de uma parceria entre a UFSM e outras instituições de ensino de Santa Maria e da região. Além disso, instituições civis, militares e comerciais da cidade colaboravam na organização e na realização do evento.

Instituições como a Brigada Militar, a Polícia Federal, a Aeronáutica e o Exército eram parceiras da Universidade na realização da Feira das Profissões e traziam ao campus exposições de seus materiais de trabalho e informações sobre as carreiras possíveis dentro delas.  Mas, apesar do grande número de parceiros na organização e na realização do evento, Nériton relata que a equipe da UFSM, que contava com servidores do Gabinete do Reitor, da Pró-Reitoria de Graduação e da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), encontrava diversos desafios para que o evento fosse bem sucedido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR O SÍTIO DA PROFITECS, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo