Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa do PT/SM
O Auditório da Cesma ficou pequeno, na noite desta segunda-feira (18), para a grande presença de santa-marienses no lançamento do Diálogos por Santa Maria, proposta de construção do Plano de Governo Participativo do pré-candidato do PT, Valdeci Oliveira, e seu pré-candidato a vice, Dr. Farret, do União Brasil.
O ato reuniu diversas lideranças locais, entre vereadores, dirigentes partidários, representantes de entidades e de movimentos sociais. A mesa foi composta pelo coordenador-geral da campanha Valdeci-Farret, Luciano Zanini Guerra, a professora Denise da Cruz, o estudante do curso de História da UFSM, Will Bento, e, também, Martha Souza, Xainã Pitaguari e Cilene Rossi.
O Plano de Governo Participativo é uma iniciativa da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), do União Brasil e do PSD, com apoio da Federação PSOL-Rede.
O pré-candidato do PT saudou os presentes e apresentou o projeto Diálogos por Santa Maria, que na prática é um conjunto de encontros com a comunidade santa-mariense para que os eixos do plano de governo contemplem ao máximo as necessidades da população. Os Diálogos de Santa Maria vão ocorrer para contemplar 7 eixos e, pelo menos, 29 temas. Os eixos previstos para o Plano de Governo Participativo são: Saúde; Desenvolvimento, Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Educação; Meio Ambiente; Cultura, Turismo e Inovação; Segurança, Esporte e Lazer; Inclusão Social e Diversidade.
“Vamos construir um plano de governo ouvindo as pessoas que vivem a cidade, que sabem dos problemas, as que mais precisam. Vamos ouvir o povo de forma democrática, queremos ouvir o que as pessoas anseiam para suas comunidades. Para conseguirmos isso, vamos precisar da participação das pessoas. Nossas equipes vão estar nas ruas convidando para esses encontros. Vamos juntos construir uma cidade diferente, democrática e participativa”, conclamou Valdeci.
Após a apresentação foi aberto o espaço para a fala dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV, e o União Brasil, do pré-candidato a vice, Dr. Farret. Falaram também Alexandre Pahim (PCdoB), Jorginho Leal (PSD), Marcelo Bisogno (União Brasil) e o presidente do PT Santa Maria, Ronei Lopes.
Ronei Lopes afirmou que o encontro desta segunda-feira foi um divisor de águas na preparação para a campanha, que só começa oficialmente em agosto.
“Nós do PT queremos construir juntos esse plano. Cada um de nós vai fazer parte. Queremos construir a cidade dos nossos sonhos, com alimentação, saúde e segurança.
Mas vamos dialogar com cada cidadã e cada cidadão desta cidade. Só as pessoas sabem os problemas mais urgentes a serem resolvidos e que precisamos que esteja em nosso plano de governo. Queremos uma cidade inclusiva e diversa. Queremos que as pessoas saiam desse encontro motivadas e levem esse sentimento de participação para seus familiares, amigos e vizinhos. Vamos juntos mudar Santa Maria para melhor”, disse Ronei ao fim de seu discurso.
Próximos encontros
Após a apresentação, Valdeci Oliveira antecipou as datas de alguns dos encontros, que começam desde o primeiro dia de abril, em que o Eixo da Cultura vai reunir participantes no Espaço Floratta, que fica no Clube Esportivo, no bairro Nossa Sra. do Perpétuo Socorro.
No dia 3 de abril, o encontro do Diálogos por Santa Maria será no CTG Estância do Jarau, no Parque Pinheiro Machado.
Dizem que God quando foi fazer a Terra montou uma comissão de anjos para fazer o cavalo. Saiu o camelo. Deu uma segunda chance para a comissão e saiu a zebra. Resolveu dar um serviço mais facil, a comissão deveria fazer a pomba. Saiu o morcego.
PT e as cascatas de sempre. Obvio, olhando a nominata nota-se claramente que abandonaram a tecnica e so levam em conta a ‘vontade politica’ e a imagem. Um amontoado sem experiencia e/ou formação. Tem tudo para dar ‘certo’.