CulturaDestaque

EVENTO. Sindicato docente traz Pedro Munhoz à UFSM, para apresentação no ‘Cultura na Sedufsm’

Músico, poeta e trovador se apresenta segunda-feira, no campus de Camobi

Por Fritz R. Nunes (com Arte de Italo de Paula) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A 84ª edição do projeto Cultura na Sedufsm, que passa pelos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen na quarta e na quinta (13 e 14 de março) chega a Santa Maria, no campus sede, na segunda, 18 de março. Neste dia, às 17h30, o Auditório Flávio Schneider (prédio 42, CCR) sedia a apresentação do cantor, poeta, compositor e trovador, Pedro Munhoz. Todas as apresentações com entrada franca.

A atividade com Munhoz faz parte da programação de ‘Acolhimento’  que a Sedufsm organizou para o início do semestre letivo e que se estende até 1º de abril.

O artista

Pedro Munhoz é natural de Barra do Ribeiro (RS), tem 63 anos, e mora há poucos meses no interior da Bahia, na cidade de Rio de Contas. Munhoz apresenta canções que ele chama de “artesanais”, pois são autorais. “É uma apresentação para sentar e escutar”, diz ele.

O estilo musical de quem começou a tocar violão ainda adolescente, em 1976, e a cantar, no ano seguinte, é aquele em que se misturam valores essenciais da regionalidade. “É um pouco gaúcha, um pouco mineira, um pouco nordestina”, destaca ele, que se aproxima dos 40 anos de trajetória artística. Munhoz diz não se preocupar com o mercado e nem com fazer sucesso. Ele vê seu trabalho artístico como uma “missão de vida”.

Em 1999, o cantor foi vencedor do 1º Festival Nacional da Reforma Agrária, realizado em Palmeira das Missões (RS), com a canção ‘Procissão dos retirantes’. Essa mesma música acabou trazendo a ele problemas, pois chegou a ser usada por militantes do Movimento Sem-Terra no Pará, na região do massacre de Eldorado dos Carajás. Em função dessa visibilidade que teve junto ao MST, recebeu diversas ameaças de morte.

Mas, Pedro Munhoz não é conhecido apenas pelo público mais engajado. Há em sua trajetória, uma canção que acabou sendo massificada pôr ter feito parte de uma novela global. Em 2013, a ‘Canção da Terra’, de sua autoria, regravada pelo grupo ‘O Teatro Mágico’ tornou-se a primeira música de livre distribuição e gestão de obra feita pelo autor a fazer parte de trilha sonora de telenovela (Flor da Caribe, da Rede Globo). 

Quanto ao repertório a ser apresentado em voz e violão, Munhoz explica que é composto de canções autorais. E, quanto a quais músicas apresentará, ele disse que segue um roteiro, mas que, muitas vezes, dependendo da interação com o público do local, faz alterações em seu set list. “Nenhuma apresentação é igual à outra”, ressalta ele.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo