Por Pedro Pereira
Duplo vice-campeonato estadual para o Alvinegro do Coração do Rio Grande. Neste domingo (17), o Juventus, equipe de futebol 7 de Santa Maria, chegou à grande final de dois certames: o Gauchão de Clubes de Camisa, em que defendeu as cores do Riograndense; e a Recopa dos Campeões. Nas duas decisões, contudo, o esquadrão foi derrotado em disputas de pênaltis e agora volta para a cidade sem títulos. Os jogos aconteceram no Complexo Esportivo Soledade, em Porto Alegre.
No primeiro torneio, cada participante retratou um time do futebol de campo tradicional. Os santa-marienses do Periquito foram eliminados nas penalidades máximas, pelo placar de 4 a 3, para o elenco do Internacional, de Porto Alegre – que foi a única agremiação a realmente ter os jogadores vinculados ao clube que representavam. No tempo regulamentar, o confronto acabou empatado em 4 a 4.
Já na Recopa, competição que reuniu as 15 melhores equipes do Rio Grande do Sul, o Juventus perdeu a grande final para o esquadrão porto-alegrense “Davi FC”, também nos pênaltis, por 3 a 2. No período normal, o jogo acabou em 3 a 3. Nesta disputa, contudo, o Alvinegro contou com desfalques em função da grande quantidade de partidas realizadas no dia – visto que entraram em campo pela primeira vez neste domingo às 10h da manhã, para as semifinais do Gauchão de Clubes de Camisa.
O próximo compromisso da equipe do Coração do Rio Grande deve ser o “Sul-Brasileiro”, torneio com times do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, previsto para acontecer ainda neste mês, na cidade de Torres. O leitor pode conferir abaixo mais detalhes sobre cada um dos campeonatos, chancelados pela Federação Gaúcha de Futebol 7, que ocorreram neste fim de semana.
Gauchão de Clubes de Camisa
Por conta dos chaveamentos da primeira fase, Riograndense e Inter de Santa Maria – representado pelo também santa-mariense The Black’s na disputa – fizeram uma das quartas de final do certame, no sábado (16). O Clássico Rio-Nal terminou empatado em 4 a 4 e, depois, em triunfo a favor do Periquito. Nos pênaltis, o Esmeraldino ganhou do Alvirrubro por 3 a 1. O resultado, inclusive, colocou o Juventus à frente no placar histórico entre as equipes, com 4 vitórias diante de 3 dos adversários e 1 empate.
Para se garantir na grande final, o “Time dos Ferroviários” bateu o Juventude, que foi defendido pelo JA Sports, de Flores da Cunha, por 5 a 2. Após a decisão contra o Internacional, o clube de Santa Maria ainda teve dois destaques: o “arqueiro” Romário recebeu a honra de Goleiro Menos Vazado, por ter sofrido apenas 14 tentos em todo o campeonato, e Thiaguinho Rizzati foi nomeado artilheiro, com 7 gols marcados.
Recopa dos Campeões
Inicialmente, a competição que reuniu os principais times do Estado estava prevista para começar e terminar no dia 25 de fevereiro. Porém, em função de uma confusão nas quartas de final envolvendo o elenco do próprio Colorado, vencedor do outro torneio deste fim de semana, o certame foi paralisado.
Resolvido o imbróglio, que pode ser entendido melhor clicando aqui, ficou definido que o restante do campeonato seria realizado após o Gauchão de Clubes de Camisa, visto que restavam apenas as semifinais e a grande final.
Para avançar de fase, o Alvinegro precisou passar por mais uma disputa de pênaltis. Diante do “14 de Junho”, de Viamão, os santa-marienses se garantiram na decisão do título após vencerem pelo placar de 3 a 1. No tempo normal, o confronto terminou em 1 a 1. The Black’s e o também santa-mariense “Barçabeer” foram eliminados ainda na etapa de grupos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.